domingo, 15 de novembro de 2015

Não Seja um Artista !

Há um tempo eu tenho adiado estas “ conversas “ que eu costumavam ser mais frequentes antigamente . Eu estou querendo evitar usar o blog para “ jogar conversa fora “  e produzir diálogos com maior qualidade , então espero conseguir fazer estas mudanças com o tempo , além do mais é sempre a melhorar não é mesmo . 

Hoje eu venho dar um estranho conselho que eu aprendi recentemente : Não seja um artista , seja mais do que isso ! . Depois que eu terminei o meu curso no secundário eu senti uma espécie de vazio e uma vontade ainda maior de explorar e descobrir o mundo .

Eu acho que quando você fica um pouco obcecado com certas coisas , você se perde completamente nela e isso não é bom . Uma das consequências disso é poder passar a não gostar mais dessa coisa . E eu estava com um pouco de receio disso acontecer comigo , pois eu fiz muita coisa , mesmo muita coisa nos últimos 3 anos pra cá , e até hoje continuo fazendo . A minha resposta para este problema foi explorar mais coisas e ultrapassar os limites e a zona de conforto que eu criei .

Como da para ver eu estou a falar do desenho . Ainda está sendo um pouco difícil abandonar porque é só eu acabar uma coisa que já começo outra . Como já deu para ver eu terminei o meu primeiro e oficial portfólio de desenho , e já estou começando outro . Ás vezes até penso que isso não é saudável . Eu acho que este próximo portfólio será um pouco mais especial e por isso vai ser o meu último investimento em desenho ; depois disso vou dar um tempo até voltar a encontrar uma razão para desenhar .

A minha solução :
Criar objetivos , definir percursos e metas .

Como eu fiz isso :
Criar objetivos – O que eu quero ser ? Quero ser um designer de comunicação .

Definir percursos – Como eu vou fazer isso ? Eu tenho muitas opções no momento , porém todas exigem alguns sacrifícios e esforços , além de ser preciso muito tempo e investimento para cumprir . Eu vou ser um designer de comunicação assim que eu fizer um curso superior .

Definir Metas – Como eu vou alcançar os meus objetivos ? Para eu fazer um curso superior , eu preciso de dinheiro , de tempo , de analisar as oportunidades e escolher o melhor lugar para eu estudar . A parte mais difícil mesmo é o dinheiro , e é preciso ter paciência para esperar alguns anos para alcançar os seus objetivos .

Acho que essa é uma das fórmulas da vida . É o que eu estou fazendo agora , e está sendo uma experiência muito construtiva .

E como eu disse no título , “ não seja um artista “ , seja mais do que isso . Uma história engraçada que eu geralmente conto é que quando eu comecei a desenhar eu só desenhava monstros , animes , comics , cartoons , etc… , coisas que eu gostava e para mim fazia sentido desenhar . Depois que eu comecei o meu curso , eu comecei a sentir a necessidade de desenhar mais coisas para aumentar o meu vocabulário visual . E apesar de não fazer muito sentido desenhar copos com água , maças e sapatos , quando eu entendi essa necessidade as coisas ficaram mais claro .

Hoje em dia eu sinto a mesma necessidade , mas é para fazer outras coisas . E isso também pode não fazer muito sentido no começo aprender algo fora da nossa zona de conforto , mas com o tempo as coisas ficam mais claras .





Sem comentários:

Enviar um comentário