quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Análise : Um estrangeiro numa cidade sem nome

Para quem quiser ver a postagem anterior dele , onde falo um pouco mais dos conceitos e ideias : 


Eu gosto muito de ilustração e artes com um design de comics , animes , ou estilos próximos ; porém eu raramente faço trabalhos deste tipo . Só hoje em dia que eu estou tentando me aprofundar um pouco mais nesta área . 

Isto acontecia porque eu focava muito para um estilo mais rigoroso , abstrato e artístico ( artístico até demais ) . E como eu estava na escola eu também não podia andar a inventar muito na hora de fazer trabalhos para o portfólio . 

Mas como este é o estilo que eu mais gosto , foi o tema que eu escolhi para contra capa do meu portfólio . Agora vamos a tal análise : 

Esta enorme bagunça foi um esboço rápido de conceitos que eu fiz para ter uma noção do que eu iria colocar no desenho de verdade . 

Eu queria fazer algo no estilo steampunk , pois era o que mais se encaixava com as minhas ideias e com o que eu pretendia . 












Obs : Sobre os materiais , eu aconselho vivamente o uso de caneta normal para a criação de esboços . Porque a caneta é o material mais rápido para se registar , por isso que nós fazemos exames , provas , anotações , etc.. com ela . 

O problema deste trabalho em geral é que ele foi feito um pouco a pressa . E toda vez que eu olho para ele eu lembro que a pressa é inimiga da perfeição . 

A seguir fui colocar tudo no papel , então comecei a trabalhar em alguns esboços a grafite com um traço muito leve , e mais tarde com um traço mais pesado .


Dá para ver algumas modificações do primeiro desenho para o esboço final : 


Depois eu fui pintar com tinta da china para definir logo as luzes e as sombras . As consequências de pintar logo no começo com tinta da china , é que diminui a saturação das cores no resultado final ( dependendo da sua intenção , isso pode ser vantajoso ou não ) . 


A seguir fui acrescentar alguns detalhes e valores com a tinta da china carregada e algumas canetas nanquim .


A seguir pintei com aguarela e como dá para ver a cor fica um pouco mais cinzenta .


Para resolver isso eu também usei o lápis de cor para melhorar a cor em algumas áreas . 


Por último acrescentei o pastel de óleo que intensifica ao máximo as cores . Aí está o resultado final : 


Materiais utilizados : grafite , tinta da china ( aguarelável e caneta ) , aguarela , lápis de cor e pastel de óleo .

Considerações finais : 

Como eu disse , a presa é inimigo da perfeição . Para quem vê este trabalho a princípio parece tudo perfeito , foi tudo planeado , os materiais foram bem utilizados e a ideia foi bem representada , mas não é bem assim . 

Realmente esteticamente está muito bom , porém o meu erro neste trabalho foi não saber o que eu queria . Este trabalho eu fiz um bocado a pressa porque era para uma apresentação de portfólio , e era mesmo o último trabalho que eu precisava nele . 

E foi simplesmente tudo saíndo , eu não tinha nenhuma ideia em mente , eu só queria uma ilustração no estilo steampunk e que fosse interessante e atraísse a atenção .

Outra coisa muito errada que eu fiz foi fazer este desenho de uma forma muito intensiva . Eu estava muito focado nele , fiz poucas pausas e dormi muito tarde para tentar acabá-lo . Ou seja , é uma receita para tudo dar errado . 




As consequências mais notáveis é o enorme vazio em uma parte do desenho , a ausência ou o excesso de figuras imaginárias . Há quem diga que tem poucas , outros dizem que há muitas , porém não há um equilíbrio e acho que foi pela forma como eu as coloquei no desenho . E em geral acho que a composição não foi muito bem feita .










Sem comentários:

Enviar um comentário