segunda-feira, 14 de julho de 2014

Inteligência emocional


Eu não sou do tipo de pessoa que tem uma boa cultura literária , e até tenho vergonha de dizer isso , mas nunca li um livro por completo . Porém há um tempo atrás finalmente consegui arranjar interesse em um livro e tirando uns 2 capítulos , já o li todo . 

Outro dia eu falo sobre o quanto a leitura é importante , mas hoje vou partilhar essa experiência que eu tive , de ler um livro que falava sobre inteligência emocional . 

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer as suas próprias emoções , bem como as emoções dos outros . Está também relacionada com a forma como gere as suas emoções e as dos outros . 

Por outras palavras , a inteligência emocional reflecte a capacidade de compreender o estado de espírito dos outros e , até certo ponto , a capacidade de gerir as emoções e comportamentos deles . A inteligência emocional reside em reconhecer a perspectiva de outra pessoa e usar as suas emoções de forma apropriada . 

Este livro também explicava o que é a felicidade e a auto-estima : A verdadeira felicidade implica ter uma visão honesta de si mesmo e do mundo que o rodeia , o levando a descobrir o que é verdadeiramente importante na sua vida e a capitalizar essas virtudes . A felicidade é baseada em valores , embora seja influenciada pelas suas emoções . Construir a confiança com base numa avaliação realista das suas capacidades dá-lhe força interior para abordar as situações que encontra , consequentemente - a auto-estima . 

Conclusão : Actualmente este livro se encontra perdido no meu quarto , mas eu posso dizer que eu estava realmente interessado enquanto o lia e na altura , ler ele era algo que já fazia parte da minha rotina diária . Na altura quando o vi pela primeira vez, eu senti que ali estava a resposta para os meus problemas , e eu estava errado . 

Porém aquele livro me deu algo melhor que respostas , ele me deu perguntas . Ele me ajudou a pensar , a me organizar e ver o que realmente estava errado comigo e o que eu realmente precisava mudar . Me ajudou a melhorar a minha capacidade de reflectir . 

O primeiro livro é como o primeiro beijo , nós nunca esquecemos . Depois disso eu fui procurar mais textos relacionados ao tema na internet , e hoje em dia quando vou a uma livraria , consigo ficar um bom tempo entretido . 

Então a história teve um final feliz , só para terminar , o primeiro passo para resolver alguma coisa é reflectir sobre o que está errado . Sabendo o que está errado , somos nós que criamos as respostas para solucionar o problema . 






Sem comentários:

Enviar um comentário