terça-feira, 22 de julho de 2014

Curso científico humanístico de artes visuais ( como foi )

Hoje venho falar brevemente sobre o que eu estudo de uma forma mais generalizada . Tudo isso começou há mais ou menos 2 anos quando me disseram que no ensino secundário português tinha que se escolher um tipo de curso específico . Na altura eu estava completamente desinformado e nem me preocupei muito em pesquisar sobre o assunto  , mas a primeira opção que marquei na ficha de matrícula foi artes visuais . 

E la fui eu parar , num lugar completamente novo onde eu não fazia ideia do que viria mas que intuitivamente tinha uma certa segurança em estar ali . 

 Agora só vou falar de como eu estava no dia que eu entrei neste curso e como eu estou hoje . 

No dia da matrícula eu estava inseguro com as outras opções que me deram , e esta opção era a única em que eu achava que faria algo de bom , e admito que também achava que era a mais fácil . 

Depois da primeira semana de aulas eu continuava achando fácil , eu tinha gostado muito do curso , porém a única coisa que me irritava era desenho ( já chegaremos neste assunto ) . 

Depois de acabar o 1º período eu já não achava tão fácil , eu tive uma enorme queda nas notas e consegui passar em todas as disciplinas com um " quase satisfaz " e eu me toquei que eu precisava me esforçar ali . 

Depois de acabar o 10º ano eu tinha mudado e já tinha me adaptado a todas as disciplinas , eu me estabeleci e vi que ali era o meu lugar . 

No 11º ano eu estava confiante e preparado para tudo o que vinha mais ai outra disciplina começou a me irritar também : geometria descritiva ( já chegaremos neste assunto também ) . 

Quando acabei o 11º ano eu senti um peso saindo das minhas costas , eu acabei com boas notas , me senti realizado porque vi que todo o esforço valeu a pena .

Quando tinha acabado os exames das disciplinas bienais do 11º ano eu estava um pouco nervoso mas eu vi que se eu não fizesse aquilo bem depois de ter gasto tanto esforço , tempo , e dinheiro ( sim este curso é muito caro ) era porque meu lugar não era ali . Porém hoje recebi minhas notas e foram ótimas e atualmente minha média final de todas as disciplinas é 13 , o que é uma porcaria , mais é um 13 que eu dou muito valor . 

E as notas que eu recebi nem foram tão boas assim mais era aquilo que eu esperava , era aquilo que eu achava que merecia . 

Agora vamos voltar atrás na conversa . No 10º ano , desenho era a disciplina que eu mais odiava porque eu via todos fazerem desenhos melhores que o meu e porque eu fazia exatamente o que o professor pedia e ainda assim não conseguia uma nota boa . No final do 10º ano eu disse para mim mesmo que ia conseguir a melhor nota de desenho que já tive e consegui , graças aquele trabalho que já tinha postado aqui : http://oddarts.blogspot.pt/2014/07/um-lugar-que-eu-aprecio.html

Eu comecei a desenhar em um diário ( o que é a primeira coisa que o seu professor de desenho vai pedir para você fazer ) , eu pesquisei e procurei mudar a forma como fazia os trabalhos , e deu certo ; hoje em dia tenho ótimas notas . Mas esta não é a ideia principal que eu quero deixar aqui . O que fez isto dar certo é que eu passei a gostar de desenho . Antigamente eu prestava atenção nos trabalhos dos outros mais do que no meu , eu queria mais do que tudo ter uma nota alta por isso fazia coisas grandes ou rápidas ( como foi o caso deste trabalho , que só chama a atenção pelo facto de ocupar toda a folha , o que por acaso é uma exceção que deu certo ) e ignorava critérios que davam valor a um trabalho de desenho . 

E no 11º ano , geometria era a disciplina que me irritava porque tinhamos outro professor , que apesar de uma ótima pessoa , era um péssimo professor de geometria . Então eu tive que começar a estudar por conta própria para ver se aquilo ia para frente ou não , e eu estava mais inseguro ainda porque eu estava recebendo notas muito boas ( estava inseguro pelo facto de o professor não ser muito bom em corrigir os testes ) . A única coisa que me fazia acreditar que eu estava bem era pegar qualquer exercício e conseguir fazer-lo ; o que me dava segurança era saber que o que eu fazia , estava fazendo bem . E no final a história acabou com um final feliz hoje , com a maior nota que eu já tive .

Outro dia eu vou dizer como é o curso e o que eu acho do curso , mas as conclusões que podemos tirar daqui hoje são as seguintes : 

Eu vim para esta área por intuição , eu desenhava monstros, animes , e outras asneiras deste tipo antigamente e achei que podia fazer isso na escola ; mas as coisas não são bem assim . Eu ainda faço estes desenhos , mas para entrar nesta área é preciso ter muitos mais conhecimentos para além destes . 

Eu podia ter pesquisado um pouco na altura , hoje em dia eu já não cometo o mesmo erro e ando a pesquisar sobre qual curso vou seguir na universidade ; mas para quem está entrando no secundário agora , vale sim a pena perder pelo menos 1 hora para saber o que você vai fazer nos próximos 3 anos . E se durante estes 3 anos você não se sentir seguro no lugar onde está , é melhor perder 1 ou 2 anos para se estabilizar em outra área , do que perder o resto da vida em algo que não te agrada . 

Um conselho para além da escola e sim para a vida : Entrar em um lugar pode até ser fácil , o difícil é se manter nele . 

Para mim foi fácil entrar neste curso , foi mais ou menos fácil chegar ao 12º ano , e foi fácil ver que estava no lugar certo . O difícil foi merecer continuar onde eu estava . Mas como eu disse , em qualquer coisa que eu fazia , eu tinha certeza de que estava fazendo bem ; acho que esta é a única condição para eu continuar aqui . 








Sem comentários:

Enviar um comentário