terça-feira, 29 de julho de 2014

Colapso

Um colapso nervoso é um termo não-médico usado para descrever um súbito e agudo ataque de uma doença mental , como depressão ou ansiedade . 

Um colapso mental não é a mesma coisa que um ataque de pânico , apesar de que podem apresentar um quadro de pânico . As causas de um colapso mental podem incluir : mágoa crónica e não resolvida , problemas acadêmicos , estresse social , transtorno de ansiedade , falta de diálogo e compreensão , carga muito alta de tarefas ao mesmo tempo , entre outras . 

Neste momento quem leu isto deve estar a pensar que hoje vou falar sobre algo muito sério e que eu já devo ter passado por isto ; mas não se antecipe , eu só toquei neste assunto para usar este termo para descrever uma das melhores experiências de um artista . 

A única razão para um desenhista ser um desenhista é ser bom e gostar do que faz , o resto é consequência destas condições . 

A imaginação é baseada no conhecimento empírico , ou seja da nossa experiência sensível ao absorver conhecimentos no nosso dia-a-dia . 

Se é assim , então uma das maiores fontes de inspiração que nós temos são os nossos sentimentos . O que sentimos é o que expressamos , pois a arte são as sensações que transmitimos ao nos expressar . 

Esta ideia não se aplica a tudo o que desenhamos , pois as vezes fazemos só alguns rabiscos engraçados , alguns estudos e cor , copiamos alguma imagem que vimos ou tentamos desenhar algum momento que lembramos . 

O único sentimento que temos neste momento é a vontade , e este é o primeiro passo para entrar no campo da arte . É neste momento que convertemos tudo aquilo que absorvemos no dia-a-dia em algo produtivo . A isto eu dou o nome de colapso . 

E dou o nome de colapso porque isto é uma espécie de ataque . Algumas pessoas bebem , outras fumam , outras vão ao ginásio , mas quando este tipo de passatempo se torna num vício , é revelada a sua verdadeira forma : um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem . 

Um passatempo é um actividade de entretenimento livre que o indivíduo desenvolve sozinho ou colectivamente , e pode manifestar-se de várias formas : desde uma actividade prática até uma pura e simples actividade intelectual . Por exemplo , o acto de escrever , ler , filosofar , ter um blog . 

Eu não considero desenhar um vício , e também não considero um passatempo , mas considero um colapso , que apesar do nome , é uma forma saudável de converter sentimentos , controlar impulsos e emoções , reflectir e lembrar momentos ; transformar tudo aquilo que temos , que absorvemos , que transmitimos , em algo que entra no campo da arte . 

Quando estamos ansiosos , estressados , tristes ou nervosos ,desenhar pode ser uma maneira de controlar estas emoções e fazer reflectir sobre tais . 

Eu tanto falei hoje , espero ter me feito entender . Este texto ficou um tanto abstracto , mas queria tocar neste assunto pois foi isto que me trouxe para o campo das artes . Um sentimento - a intuição , a vontade . E a maioria dos meus desenhos também trazem um sentimento por trás deles .  

Sobre os nossos vícios : 
Apesar de no meu caso "desenhar" satisfazer todas as características de um vício , eu disse que não considerava desenhar um vício . Eu vou descrever a citação que fiz acima sobre vício por outras palavras : ... um hábito constante que leva o homem para o bem , quer como indivíduo , quer pessoalmente , quer colectivamente . 

Desenhar não é um vício , é uma virtude . 







Sem comentários:

Enviar um comentário