quarta-feira, 16 de julho de 2014

Bloqueio cognitivo

Inteligência tem sido definida popularmente e ao longo da história de muitas formas diferentes , tal como em termos de capacidade de alguém/algo para lógica , abstracção , memorização , compreensão , aprendizado , controle emocional , planeamento e resolução de problemas . 

Como já abordamos , a inteligência emocional é a capacidade de gerir as emoções em relações interpessoais ( personalidade , emoções , sentimentos ) , enquanto a inteligência cognitiva refere-se ao nosso conhecimento cognitivo ( matemática , filosofia , informática , ciências , etc... ) e a forma de aplicar este conhecimento eficazmente . Para os dois casos , a inteligência é resultado de muito estudo , dedicação e experiência . 

Ao meu ver , a inteligência de um artista depende do estudo de técnicas , muita prática e análise teórica . O melhor conselho que eu ja recebi para estudar desenho é desenhar todos dias , nem que seja um desenho horrível ou um esboço , a única condição é fazer algo que seja produtivo para você mesmo , e que isso seja absorvido pelo seu cérebro e mais tarde seja usado . 

Uma das piores situações na vida de um artista é o bloqueio cognitivo , e foi o que aconteceu comigo hoje . Vou tentar descrever esta situação : você é um desenhista , já estudou algumas recomendações para técnicas artísticas em livros e em sites , você olha para trabalhos incríveis que você já fez com vários materiais daí você vai tentar fazer um trabalho novo com o mesmo material que já usei várias vezes , só que é impossível encaixar os conhecimentos na ideia do seu desenho e você simplesmente bloqueia . 

O pior disso é que não há lugar para recorrer , pois a capacidade de expressar a criatividade por qualquer tipo de material parte de cada um , ou seja , não posso recorrer a um livro , a um professor , a lugar nenhum ; pois ninguém sabe o que se passa na minha cabeça , e ninguém pode expressar o que eu quero . 

Agora vou tentar fazer uns esboços para trabalhar mais tarde , provavelmente semana que vem já consigo materiais novos , e materiais novos são o melhor incentivo de qualquer desenhista . 

Para os desenhistas novatos igual eu , a única coisa que realmente quero partilhar desta triste experiência é que se nós realmente gostamos do que fazemos , nada pode nos parar . Quando aparece um bloqueio desses na nossa frente nós não podemos ficar fazendo de tudo para destruir este muro , senão ele acaba caindo em cima de nós ; o melhor é dar um tempo e voltar mais forte . 

Sem comentários:

Enviar um comentário