quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O PRIMEIRO DIÁRIO DE UM ARTISTA

O diário gráfico é um dos instrumentos mais importantes de qualquer pessoa no ramo das artes . Nele realizamos estudos , esboços , obras de arte , enfim , o diário gráfico é a base de um bom trabalho de um artista . 

E é essencial um artista ter um bom diário gráfico ; completo ; com diversidade de temas , materiais e técnicas ; e sempre atualizado .

Num diário gráfico realizamos vários registos do dia-a-dia , ilustrações de coisas que apreciamos , e criações abstratas ou mais concretas . 

Neste fim de ano é com muita satisfação que eu digo que completei o meu primeiro diário de um artista ( é este em destaque na imagem ) .

Neste post vou dizer como foi a grande experiência de completá-lo de desenhos e como foi o meu desempenho artístico até então .

1º diário gráfico : 

Em 2012 ( 10º ano ) cheguei de para-quedas aqui em Portugal e no curso de artes visuais , e logo na primeira aula de desenho o professor falou todo este discurso sobre o diário gráfico , porém minha mente ingênua ainda não tinha captado toda sua importância na altura , então eu comprei o primeiro caderno que vi na loja . Era um pequeno bloco com folhas finissimas , e por acaso até trabalhei um pouco nele , mas como primeiro diário gráfico estava vergonhoso , mas depois fui descobri que se eu fizesse ele ou não , não iria influenciar tanto na minha nota final , aí que eu me desleixei nele por completo . 

2º diário gráfico : 

Em 2013 ( 11º ano ) eu tinha tomado uma decisão que mudou por completo meu percurso , que era me esforçar naquela disciplina que parecia chata que era o desenho , e que eu tinha que gostar daquilo porque era o que eu ia seguir no futuro . Então comecei a me esforçar mais ( com resultados ) nos trabalhos e vi que aquele trabalho era compensador , porém o diário gráfico ainda estava empoeirado e sem nada de jeito . 

3º diário gráfico : 

Depois que comecei a ver estes resultados eu decidi comprar um diário gráfico melhor e apesar da imaturidade dos trabalhos , e limitação dos recursos , eu consegui acabar ele ( também pudera , eram só umas 20 folhas e ainda arranquei algumas ) .

4º diário gráfico : 

No último período do 11º ano eu vi que precisava de um bom diário gráfico então comprei o melhor que vi na loja e ( um sintoma de quase todos os artistas ) quando ganhamos algo novo nos sentimos mais inspirados para trabalhar , então eu trabalhei um bocado naquele diário . e acabei ele ( com muitas folhas em branco , desenhos incompletos e folhas rasgadas ) 

5º diário gráfico ( oficialmente o meu 1º diário gráfico como deve ser ) : 

Em 2014 ( 12º ano ) eu comprei o mesmo diário gráfico que tinha comprado anteriormente e vi que se eu me esforçasse e gostasse mesmo daquilo , eu iria conseguir completá-lo ; e foi o que eu fiz . 

Este diário gráfico é resultado da correção de todos os erros dos anteriores , nele eu expandi meus conhecimentos em materiais e técnicas e tentei refletir os meus gostos , as pessoas que eu gosto , ambientes em que vivo , enfim , a minha vida . 

Um diário gráfico concluído ...

...Quer dizer que você tem algo para representar o seu trabalho , estudo , desempenho e esforço ; não se compara a um portifolio pois enquanto num diário tem muitos trabalhos , nem todos bons , não passam de estudos ; enquanto num portifolio alem de sintetizar as suas qualidades , o trabalho é melhor apresentado .

...Mostra para você respostas , resultados de estudos , desde cores , formas , técnicas ; estas respostas você pode usar em trabalhos mais tarde . 

...Com borrões de tinta ou rabiscos de linhas servem para dar ideias para trabalhos abstratos mais tarde .

...Quer dizer que você já não precisa ficar tão preocupado em fazer experiências de desenho , pois cada desenho do diário gráfico já lhe ensinou alguma coisa , lhe elevando para um nível mais alto . 

... Lhe dá um enorme sentimento de satisfação . 


Aqui está o famoso diário : bloco de desenho a5 com folhas de 120gm .
Atrás está o anterior e o posterior ( ainda está em branco )  a este , e um bloco parecido da mesma marca só que em a4 onde eu faço trabalhos mais bem elaborados .


Next ...

Uma das principais qualidades de um artista é saber se habituar a mudanças e saber como reagir a elas , desde momentos históricos a tendências , um artista precisa estar sempre atualizado desde entidades exteriores à desempenho pessoal . 

O objeto de estudo que reflete os conhecimentos e a cultura do artista é o diário gráfico , ou seja , nunca haverá um último diário gráfico . É essencial prosseguir com este tipo de estudo .

O melhor conselho que já recebi , que foi uma das bases desde trabalho foi : " fazer um desenho por dia " . Não precisa ser uma obra de arte , mas também não precisa ser algo feito às pressas por obrigação . Tem que ser fruto da naturalidade , e tem que transmitir alguma mensagem , te dar algum conselho , mostrar-se um trabalho produtivo . 

Acho que este deve ser o primeiro objetivo de qualquer artista iniciante : completar um diário gráfico .

Como eu disse , eu fiz um monte de diários gráficos antes de chegar neste , mas para mim este é o primeiro porque além de completo , cada desenho que eu vejo me ensinou alguma coisa e me deu respostas que eu queria ou não , mas me ajudou a chegar a conclusões para melhorar o meu trabalho . 














Sem comentários:

Enviar um comentário