domingo, 28 de dezembro de 2014

Alguns comentários sobre o exame de desenho ( parte 3 )

Vou contar então como foi a minha experiência do tal exame .

Primeiramente , logo quando foi marcado a data da aula em que fariamos o exame eu começei a pesquisar sobre comentários , modelos , critérios , e exames para fazer . 

Uma semana antes eu fiz um exame com a ajuda do professor ( daqui a pouco o postarei para verem como ficou ) . 

No exame que eu fiz como estudo , eu tentei focar-me no rigor através do desenho rápido . Tentei descrever os elementos principais do que era pedido através de uma aguada rápida , traços rigorosos e um contraste acentuado . Eu tentei fazer o mais rápido possível mais acabei gastando mais tempo que o esperado . 

Eu fiz o grupo 1 em um dia e no dia seguinte fui ao grupo 2 que para mim deu uma carga de trabalhos maior , por causa da clássica questão da criatividade ( que é o que falta a mim e a vários jovens hoje em dia ) . Eu fiz a questão mas o resultado não me agradou nada , então fui procurar referências para tentar fazer novamente a mesma questão , daí o segundo resultado já me agradou um pouco mais , mas não agradou ao professor , e nem a ninguém que eu perguntava . 

Vamos ao exame oficial : 

Tinhamos 4 blocos de 90 minutos para fazer o exame . O professor nos distribuiu e foi nos ajudando aos poucos , nos explicou o enunciado , tirou algumas duvidas e ensinou alguns truques .

" No exame de desenho pode-se fazer o que quiser , desde que quem for corrigir não perceba " 

Eu fiquei um pouco preso no exercício do modelo então dei uma pausa nele e fui para o exercício da criatividade . O meu objetivo ali era demonstrar um bom domínio dos materiais , mas como tinha que lidar com aguarelas , achei melhor mexer logo nele e o deixar secar enquanto ainda fazia o primeiro grupo novamente . 

Acabou-se o tempo , todos os meus exercícios estavam feitos e na minha cara via-se a decepção pois estava horrorizado com aqueles desenhos " mal feitos " . Durante um tempo eu me questionei se tanto estudo compensava e se eu sabia mesmo desenhar .

Daí eu recebi o resultado e ressalto agora um dos piores fatores no exame de desenho : a subjetividade de quem o corrige . Eu achava aquele trabalho horrível , mas meu professor acha que é merecedor de um " satisfaz plenamente " . Segundo ele todos os exercícios respeitavam os critérios de avaliação . 

O que indiretamente esta subjetividade me diz é que até um aluno do 4º ano podia fazer o exame de desenho e ter uma nota dessas ( mas prefiro não levar a conversa por ai ) . 

Enfim , o que eu acho é que para quem vai fazer o exame de desenho não se assuste . Após receber este resultado voltei a minha sanidade e vi a grande treta que é este exame . Algo essencial que é preciso saber antes de fazer este exame é : ESTE EXAME NÃO DIZ O QUANTO VOCÊ É BOM EM DESENHO . este exame não passa de uma formalidade oferecida para o ensino para dizer que você concluiu a disciplina . A única coisa que posso sugerir é aprender a lidar psicologicamente com o estresse adicional que este exame oferece , alguns truques a parte , a lidar com o tempo , e essencialmente , a lidar com os materiais.

Alguns comentários finais : 

Teoricamente o exame de desenho avalia a capacidade de representação e observação , domínio das sombras , ângulos e contrastes e a construção de uma estrutura bem apresentável ( exercício 1 ) .

Também avalia a capacidade de criação , imaginação , transformação e síntese através do bom domínio dos materiais ( exercício 2 ) .

Teoricamente as coisas são bonitas , mais além do tempo insuficiente para avaliar estas capacidades , na prática , os critérios de avaliação não me parecem muito corretos . Sendo assim , para mim o exame não avalia em nada o desempenho de um aluno , sendo que pode prejudicar a nota de grandes desenhistas e aumentar a nota de desenhistas não tão bons assim . 

Sou a favor de uma avaliação melhor , por exemplo através de diários gráficos ou portifólios ; mas como infelizmente estou sujeito a este exame o máximo que posso fazer é estudar por conta própria e esperar que alguma universidade venha aceitar estas minhas " desculpas " mais tarde . 

Sem comentários:

Enviar um comentário