domingo, 28 de dezembro de 2014

Alguns comentários sobre o exame de desenho ( parte 4 )

Após a parte prática , fui ver a parte teórica . Admito que fiquei um pouco assustado após ler as declarações que eu via na internet , por exemplo essa que eu publiquei aqui . Ainda fui conversar com outros colegas meus que já fizeram o exame e de assustado fiquei um pouco decepcionado . 

Desde já digo que concordo com 99% da declaração que aqui coloquei . 1 % eu não posso concordar porque eu não posso argumentar algo que eu não sei . 

Esse 1 % parte do facto de eu ter chegado em Portugal em 2012 , ou seja eu caí de para-quedas no curso de artes visuais . A partir daí me senti na minha zona de conforto , mas admito que sinto falta de um ensino mais rigoroso que eu acho que não está presente . Não sei se é porque os meus professores já não estão mais tão animados com isso pois eles são um bocado velhos , ou se é porque não há o reconhecimento que merecemos , ou se é porque devido a esses fatores os próprios alunos percam completamente o interesse em fazer algo de jeito ( mas ainda há esperança , pois sempre há alguns que querem fazer algo ) . 

Desses relatos que eu leio só vejo que há alguma verdade nas hipóteses que eu levanto e a " cereja no topo do bolo " é o tal exame de desenho . Uma situação que eu levanto aqui é a seguinte : 10º ano - o aluno acaba de chegar em artes visuais , um poço de expectativas , mas acaba o ano sem sentir que aprendeu alguma coisa ; 11º ano - o aluno tem outras coisas com que se preocupar ( por exemplo o exame de geometria ) , o desenho fica completamente a parte ; 12º ano - a única coisa com que o aluno tem que se preocupar ( para além do exame de português ) é com o exame de desenho . Esse aluno não tem motivo nenhum para fazer algo para além do que agrade o exame .

Essa ilustração é desanimadora , mas já comprovei que é verdade . Ainda há as disciplinas opcionais do 12º ano , mas isso já é algo que eu falo mais tarde .




Sem comentários:

Enviar um comentário