quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sobre Cores

Quem trabalha com cores , como os artistas , os designers gráficos , os arquitectos , precisam saber de que forma as cores afectam as pessoas . Embora cada um trabalhe com suas cores individualmente , os efeitos devem ser universais . 

Conhecemos muito mais sentimentos do que cores . Dessa forma , cada cor pode produzir muitos efeitos , frequentemente contraditórios . Cada cor atua de modo diferente , dependendo da ocasião . O mesmo vermelho pode ter efeito erótico ou brutal , nobre ou vulgar . O mesmo verde pode atuar de modo salutar ou venenoso , ou ainda calmante .

Nenhuma cor está ali sozinha , está sempre cercada de outras cores . A cada efeito intervêm várias cores - um acorde cromático . Um acorde cromático é composto por cada uma das cores que esteja mais frequentemente associada a um determinado efeito . Os resultados de pesquisa demonstram : as mesmas cores estão sempre associadas a sentimentos e efeitos similares . As mesmas cores que se associam à atividade e à energia estão ligadas também ao barulhento e ao animado . Para a fidelidade , as mesmas cores da confiança . Um acorde cromático não é uma combinação aleatória de cores , mas um efeito conjunto imutável . 

Não existe cor destituída de significado . A impressão causada por cada cor é determinada por seu contexto , ou seja , pelo entrelaçamento de significados em que a percebemos . A cor num traje será avaliada de modo diferente do que a cor num ambiente , num alimento , ou na arte . 

O contexto é o critério que irá revelar se uma cor será percebida como agradável e correta ou errada e destituída de bom gosto . 

A cor é mais do que um fenômeno ótico , mais do que um instrumento técnico . Do vermelho obtém-se o rosa - mas a impressão que ele causa é totalmente diferente . O cinza é composto de branco e de preto , mas seu efeito não corresponde nem ao do branco nem ao do preto . O laranja tem parentesco com o castanho , mas seus efeitos são , no entanto , opostos . Para os que quiserem trabalhar com as impressões causadas pelas cores , as impressões psicológicas são essenciais . 


Uma regra básica da psicologia e da percepção : vemos sempre somente o que sabemos . 


Fonte : A psicologia das cores , de Eva Heller . 

Sem comentários:

Enviar um comentário