sexta-feira, 6 de maio de 2016

MOVIN´EDU - Diga aquilo que pensas sobre o ensino secundário em Portugal

Fiquei a conhecer este movimento numa palestra que fui há alguns dias . Este projeto foi feito por estudantes de psicologia e tem o objetivo de através de dados estatísticos enviados pelos estudantes do ensino secundário português , conseguir melhorar o nosso sistema de ensino . 

" Este inquérito tem como objetivo recolher junto dos/as alunos/as as suas perceções acerca da escola e da sua educação. Este inquérito faz parte de um estudo que está a ser feito por uma equipa de alunos/as de Psicologia para compreender qual é a perceção dos/as alunos/as em relação ao impacto da escola no seu desenvolvimento académico. Todos os dados recolhidos neste inquérito serão utilizados na investigação cumprindo a ética e deontologia da Psicologia, designadamente cumprindo o anonimato das informações recolhidas quer sobre os contextos quer sobre os/as intervenientes. "

Então se queres ajudar a fazer a diferença , e dizer tudo aquilo que pensas sobre o ensino secundário , esta é a hora !!!

http://www.movinedu.pt/

https://www.facebook.com/movinedu/


E eu já dei o meu depoimento : 


Como é que achas que a escola te deveria motivar? Porquê?


Desde o ensino primário o sistema já deveria mostrar aos alunos tudo aquilo que eles são capazes de fazer, para então eles traçarem um objetivo e terem determinação para alcançar-lo . Acho que de alguma forma os professores tinham que incentivar aos alunos durante o ano . Além de que precisam de estar prontos para ensinar aos estudantes autonomia suficiente para lidar com o mundo real e para atuar na sua área profissional .

Sobre o ensino secundário o que eu posso dizer é que aquilo era praticamente um guião . Os professores só ensinavam os alunos a seguirem o guião . A maior parte das coisas que aprendi foram pesquisas autónomas que eu tive que fazer . Eu acho que qualquer coisa que era feito fora desse guião era mal visto pelos professores e até mesmo por outros estudantes , até da mesma turma . 


Acho que o sistema deposita uma carga tão grande de ansiedade e pressão que faz com que ninguém queira se rebelar contra ele . E eu posso dizer isso porque fui uma vítima desse sistema .Durante o meu secundário minha média desceu muito pois eu estava a priorizar disciplinas , ou seja , gastava mais tempo fazendo o que eu gostava ou o que precisava melhorar ( disciplinas de exame ) . Consequentemente quando terminei estava com notas muito baixas e que não refletiam todo o desempenho que tive durante o secundário .


A visão que temos do ensino aqui em Portugal realmente é preocupante , mais acho que tudo o que podemos fazer é dar o melhor de nos mesmos . Temos que ser a diferença que queremos ver no mundo .

Sem comentários:

Enviar um comentário