quarta-feira, 11 de maio de 2016

Arte no dia a dia : Conversa sobre curtas de animação portuguesa - Contrabando Espaço Associativo

O ContraBANDO é um espaço aberto à comunidade, de gente inconformada que vê na cultura uma forma de encontro, auto-organização, ativismo e participação. 



Recentemente ouve uma conferência com alguns autores portugueses da área da animação . Foi apresentado alguns curtas e a seguir fizemos todos uma conversa sobre as perspetivas deste formato de cinema aqui em Portugal . 

Aqui vão alguns comentários que recebi dos autores sobre criar animações em Portugal  : 

" O trabalho de fazer um filme em animação realmente dá muito trabalho , mesmo em equipa . Não houve um projeto que não fosse apresentado aqui que não tivesse levado pelo menos um ano para ser concluído . 

Por isso , para criar um projeto desse peso é preciso ter uma ideia que seja forte . Uma ideia que tenha um significado concreto , e que envolva toda a equipa no processo de produção . Alem do mais esta área é muito instável , por isso se queremos mergulhar nela temos que ir com algo que valha a pena . 

Não veja a animação como uma anedota , que só tem graça na primeira vez . Tente criar ideias que de alguma forma sejam intemporais . Que sejam ideias fortes e simples . Além do mais , aqui em Portugal a animação nacional não tem sua devida atenção , porém ainda temos um público que nos prestigia . 

Contudo , a animação portuguesa tem evoluído com o tempo , visto que há anos atrás nem havia escolas para criar profissionais nesta área . Ainda há muito o que se fazer , mais esta é a parte mais importante : Se é para fazer , faça !!  "

Infelizmente não tive a oportunidade de anotar o nome dos autores que lá estiveram . 
Contudo , o que ficou na minha cabeça , foi esse filme : 

" História Trágica com final feliz " de Regina Pessoa : 

cenario-plano-15.gif

https://vimeo.com/14149651

Página do facebook Contrabando Espaço Associativo 
https://www.facebook.com/ContraBANDOPorto/timeline


Sem comentários:

Enviar um comentário