sábado, 19 de setembro de 2015

PROJETO : Revitalização de Portfólio - Fragmentos do Infinito parte 1 ( parte 3 - Elementos artificiais )

Se nos elementos naturais nós adquirimos praticamente todos conhecimentos base do desenho , nos elementos artificiais precisamos nos preocupar especificamente com a forma , e com a representação de diversos tipos de materiais e texturas . As representações feitas a seguir envolvem : tecidos , transparências e metais . 

Os tecidos nos dão os conhecimentos base da forma e da importância em representar o máximo de realismo possível . Então depois do elemento natural , o segundo trabalho que eu acho o mais importante na base do desenho é o panejamento , onde adquirimos noções um pouco mais avançadas de textura , profundidade , sombra e luz . 


A partir desse trabalho podemos desenvolver algo mais complexo , e que pode ser para alguns vantajoso e para outros nem tanto , que é o sapato . Pois no desenho do sapato nós desenvolvemos a capacidade de representar o essencial para se identificar o objeto : o panejamento que já surge como uma forma menos abstrata , as partes do sapato , e como ele é colocado no espaço - as suas sombras ( para não parecer que ele está flutuando na folha de desenho ) . 





Nas transparências nós desenvolvemos a capacidade de representar as deformações causadas pelo vidro e o auto contraste do vidro com o fundo ( a folha de desenho ) .





Nos metais nós desenvolvemos a capacidade de representar a interação do objeto com o exterior : os reflexos , os brilhos e a cor do objeto influeciadas pelo exterior .


Sem comentários:

Enviar um comentário