sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PROJETO : Revitalização de Portfólio - Fragmentos do Infinito parte 1 ( parte 2 - Elementos naturais )

Este portfólio tem mesmo uma versão real , não são vários desenhos que eu ja fiz durante o tempo e sim um portfólio feito em alguns meses e organizado da mesma maneira aqui , para apresentar ( em especial a todos os estudantes de artes ) a forma base dos conhecimentos em desenho . 

Então para começar esta apresentação , vou começar pelo meu primeiro trabalho de desenho , e provavelmente o primeiro trabalho de muitos que já estiveram em cursos parecidos também : o elemento natural . 

O elemento natural nos diz muita coisa quando começamos a desenhar : 
- formas e profundidades
- noções de cor , saturação e contraste 
- noções de luz e sombra 
- apresentação de um trabalho de desenho 

E quando adquirimos estes conhecimentos básicos num momento inicial já temos uma noção do que vai vir pela frente . 





Quando fazemos um desenho analítico como este das romãs aprendemos a descrever pormenorizadamente um objeto . 
Porém quando fazemos uma composição de estudos aprendemos a descrever o essencial do objeto , ou seja sintetizá-lo . Para além disso aprendemos a utilizar o material de forma que só seja preciso desenhar o necessário para descrever o objeto . Acho que faço me entender com os seguintes desenhos : 




Eu digo isso para ressaltar a diferença em utilizar por exemplo a aguarela em dois momentos distintos : 

- numa folha própria para aguarela com 150 g : temos uma oportunidade de aproveitar o máximo do material e adquirir conhecimentos mais profundos sobre a sua atuação . 

- numa folha de 120 g : Apesar dos limites do suporte , desenvolvemos a capacidade de síntese pois não podemos exagerar na quantidade de água sobre o papel . 

Neste terceiro momento , o objetivo foi fazer um ensaio de máxima saturação através da anatomia de lagartos , e a nível estético , dos pastéis oleoso e seco . Eu escolhi lagartos , por causa da sua pele . Eu achei interessante tentar explorar a textura da sua pele através dos materiais que utilizei . 





Sem comentários:

Enviar um comentário