quarta-feira, 25 de março de 2015

Animações e 3D na arte ( parte 2 )

O conceito de realidade virtual refere-se à criação de uma realidade 3D computorizada e interactiva mediante a qual o observador pode relacionar-se . Desta forma , a situação representada vai-se modificando consoante a acção que o espectador executa . 

A maioria dos trabalhos de  realidade virtual são animações 3D em que a realiade virtual é gerada num ecrã de computador e o observador através der uma interface , produz um movimento no ecrã . No caso mais simples , imitam-se movimentos para a frente , para trás , bem como os horizontais e os verticais . 

Só durante os últimos dez anos se criaram animações em 3D de alta qualidade . No entanto , o desenvolvimento técnica e o tempo exigidos continuam a constituir um problema para os artistas individuais . O filme 3D diferencia-se dos programas software , que decorrem segundo as instruções dadas previamente , sem que o artista tenha de intervir mais . 

Como mencionado anteriormente , o 3D é um assunto amplo e uma típica imagem final será composta de vários - talvez dezenas - de horas de trabalho e exigirá sempre muitas habilidades . Uma arte 3D é criada através da manipulação de malhas de polígonos e moldando-os em objectos , personagens e cenas . 

A seguir um resumo dos temas de arte em 3D : 

Modelagem : a modelagem é o acto de criar uma malha 3D , não importando se o resultado final é um alien de olhos esbugalhados ou uma xícara de chá . Como você chega a esse modelo acabado depende em grande medida dos métodos que fazem mais sentido para você . 

Animação : animação é o processo de pegar um objecto 3D e fazê-lo mover-se . Animação se divide em alguns métodos . Existe a animação chamada keyframe , onde o animador manipula os objectos baseados em quadros ou frames , semelhantes aos antigos desenhos animados desenhados à mão . Outros métodos de animação incluem a colocação de objectos em splines para colocá-los seguindo o caminho de uma curva ou importando dados de captura de movimentos . Contudo , uma outra maneira de animar é usando um aplicativo 3D . 

Texturização : artistas especializados em texturas fazem seus modelos parecerem mais bonitos . Sem algum tipo de arte texturizada , tudo será apenas variações de cores sólidas . A forma mais comum e precisa para criar uma textura de um modelo é a " desembrulhar " a tela e pintá-la por exemplo com o Photoshop . A textura final é " embrulhada " em cima da malha original novamente . Dependendo de como um modelo é criado , cada secção pode ter sua própria textura , ou seja , uma textura separada para as mãos , um para os braços e uma para o torso de um personagem , tudo feito para se misturarem perfeitamente . 

Rendering : a renderização de uma imagem é geralmente a última etapa em todo o workflow de um projecto , e é talvez a parte mais importante . É um passo frequentemente ignorado ou encoberto por iniciantes , que são mais focados na criação de modelos e de suas animações . Existem muitos aspectos para a criação de um bom render final de uma cena , incluindo a atenção para o posicionamento da câmera , escolhas de iluminação que podem afetar o humor e as sombras , reflexos e transparência e a manipulação de efeitos especiais como líquidos ou gases . 

Outros : existem muitos outros aspectos para a criação de um bom produto final . As cenas devem ser correctamente apresentadas , geralmente funcionando a partir de um processamento de pré-visualização ou de um desenho à lápis rápido . Os modelos de personagens devem ser devidamente preparados para a animação . Em muitas produtoras e estúdios de 3D mais famosos , podem existir muitos artistas cujo único objectivo é o de preparar os modelos criados por modeladores para os animadores trabalharem depois . Finalmente , os softwares disponíveis mais importantes devem permitir a inserção de extensões sobre o próprio programa na forma de plugins . Os programadores podem construir recursos necessários para completar uma determinada cena ou estilo de animação . 

Arte 3D é um tema complexo e que pode levar meses ou anos para aprender . Mas , é também um risco extremamente gratificante e que tem aumentado cada vez mais com o avanço dos computadores . Arte digital e especificamente arte 3D já não está mais atrás , quando comparadas às formas mais tradicionais de arte . 

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