sábado, 20 de junho de 2015

Exame de Desenho - 1º Fase 2015 ( parte 1 )

Após uma relação de ódio com o exame de desenho durante tanto tempo , tenho que dizer que o meu exame até foi fácil e acessível . 

Para quem quiser ver o enunciado e os critérios de avaliação que já saíram hoje : 

http://uniarea.com/wp-content/uploads/2015/06/EX-DesA706-F1-2015.pdf

http://uniarea.com/wp-content/uploads/2015/06/EX-DesA706-F1-2015-CC.pdf

O grupo 1 foi muito bom . Não tinha modelos complexos , não pediam materiais quase impossíveis de fazer uma representação deste tipo ( especificamente - pastel de óleo ) , tinham cores boas de se utilizar , e pediam materiais acessíveis e básicos - grafite e lápis de cor . 

O único desafio para mim foi representar as formas na composição , pois não sou muito bom com desenhos rigorosos . Para outros foi o tempo , pois eram  3 registos em cada exercício . 

Eu comecei pelo grupo 2 já que pedia um material aquoso . Achei melhor para ficar mais fácil na hora de fazer o acabamento quando a tinta da china estivesse um pouco mais seca . 

Eu praticamente fiz todos os exercícios ao mesmo tempo . Enquanto o grupo 2 secava eu ia fazendo uns esboços no 1.1 e depois começava a desenvolver melhor o 1.2 .

Acho que poderia ter feito melhor o grupo 1 , mas como disse , não sou muito bom em desenho rigoroso . 

O grupo 2 não tinha nenhum poema , nenhuma imagem esquisita , ou tarefa complicada que exigisse puxar pela cabeça . O exercício só pedia para desenhar uma figura humana em um sofá , interagindo com alguns objetos em cima de uma mesa . A minha sorte é que no dia anterior eu tinha lembrado de levar o aristo só por precaução , porque é muito raro sair um exercício que pedisse medidas específicas ; tão raro que saiu neste exame .

Apesar de não ter dificuldades em fazer uma figura humana neste ambiente , na hora não me vinha nada interessante a mente . Por sorte o vigilante do exame era o meu antigo professor de matemática , então comecei a desenhar-lo ali na composição e o resultado até ficou interessante .

Só para concluir , acho que o exame foi bom ( conseguiste escapar do discurso desta vez IAVE ) , bem melhor do que os outros que tinha feito durante o ano , e é aquilo , só quem tem o mínimo de gosto e dedicação com o desenho conseguiu se safar nisto .

Queria por como ficou o meu exame , mas vai ter que ficar para a 2º parte deste post , visto que eu o fiz hoje . Então logo quando receber as notas eu vou tentar arranjar o exame , e já agora o de geometria também . E é isso , assim acaba o meu curso de artes visuais ....

... Porém muitos projetos ainda virão , aguardem . ( e ainda não postei o meu portfólio oficial 2.0 , em breve ) .

Sem comentários:

Enviar um comentário