domingo, 2 de outubro de 2016

Ode Triunfal - A Distopia Hiperbólica e o Prelúdio Eterno



Mais um trabalho dos meus projetos de verão . Este foi para um concurso com o tema " Máquina " que infelizmente não ganhei . 

Quando vi esse tema a primeira coisa que me veio a cabeça foi a grande e maravilhosa Ode Triunfal . Eu queria explorar uma antiga ideia relacionada com um Portugal " steampunk " , por isso decidi retratar o país em um futuro perdido no passado .

Posso dizer que ela é uma homenagem a Ode Triunfal de Àlvaro de Campos . Decidi representar visualmente toda a saturação e obsessão de Campos ao descrever aquele mundo onde as máquinas estavam em ascenção . O objetivo principal deste trabalho é mostrar uma visão nostálgica de um futuro que nunca chegou a acontecer , mais que seria uma distopia baseada na esperança da evolução a partir da máquina . 

Esta ilustração é dividida em duas partes : 



O que fiz foi fazer uma caricatura de Portugal como uma máquina . A primeira ilustração : Distopia Hiperbólica – Representa Lisboa na sua versão mais futurística . Através de uma hipérbole literal , procurei demonstrar que a origem desta distopia era a tecnologia , e que quanto mais a usávamos mais nos tornávamos dependentes e distorcidos , mais longe daquilo que seria considerado normal ou humano . 


A segunda ilustração : Prelúdio eterno – Representa o Porto com os seus ideais conservadores ainda preservados , mais corrompidos pelo poder . Aparenta ser uma figura em constante construção , mais com a imagem de um futuro que nunca era para ter acontecido .

Sem comentários:

Enviar um comentário