sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Auto Representação ( Dia )

O filósofo Vilém Flusser afirma que não há fotografias ingénuas , pois elas traduzem sempre uma forma de ver influenciada por diversos fatores sociais . Flusser afirma ainda que as câmeras fotográficas estão programadas para fazer fotografias de determinadas formas e que grande parte das decisões de um fotógrafo estão previstas pelos fabricantes , sendo que os utilizadores limitam-se a seguir instruções . 

Para Flusser resta ao fotógrafo subverter ou acrescentar às fotografias os seus próprios programas , as suas ideias e visões do mundo . Como tal é da responsabilidade do fotógrafo aprender e contribuir para a história das artes visuais com novos discursos estéticos e conceituais . 

A partir deste pequeno texto surgiu a minha primeira proposta de trabalho na unidade curricular de fotografia . O exercício consistia em fazer algumas auto representações sobre mim mesmo . A auto representação é uma espécie de retrato , onde podemos nos aproveitar de fatores como uma paisagem ou um objeto , para nos descrever e caracterizar . 

Já fazia algum tempo que não tirava fotografias a sério , mais foi um prazer imenso ter tanto trabalho só em tirar fotos . 






Sem comentários:

Enviar um comentário