sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Pingo Doce - O meu Livro tem Bicho

Durante o verão o blog andou parado pois estava a trabalhar em projetos um pouco maiores , que não podia divulgar por confidencialidade do regulamento dos concursos . Um deles foi o concurso de ilustração infantil do Pingo Doce do Prémio de Literatura Infantil . A ideia era fazer uma proposta de ilustrações para o texto vencedor na categoria escrita . O objetivo do concurso é divulgar e promover os jovens artistas aqui em Portugal , sendo que além de ter o seu nome num livro , ainda iria ganhar um grande prémio em valor monetário . 

Tudo muito bonito , mais infelizmente não ganhei . O vencedor já foi divulgado , mais o livro só será publicado em Novembro acho eu . De qualquer forma , como o concurso já terminou eu posso mostrar a minha proposta aqui . 

Foi um projeto aliciante , pois não era algo que eu estava acostumado a desenhar , e ao mesmo tempo exigia um cuidado especial em ilustrar bem a ideia do livro . Eu me preocupei especialmente em demonstrar emoções nos personagens , já que é um livro infantil , para o jovem leitor se sentir acolhido e confortável ao ler a história . 




Para quem quiser ver o site do concurso : 

http://www.pingo-doce.org/premio-de-literatura-infantil/

E o texto vencedor : 

http://pingo-doce.org/media/4490511/o_meu_livro_tem_bicho_pli_3edicao.pdf

E aqui está a minha proposta :                                                                                                 







A história conta que em todo livro que lemos tem bichinhos-da-leitura escondidos que quando nos mordem fazem-nos ficar com vontade de ler mais livros .




O protagonista da história é o Artur . Um bichinho-da-leitura que conseguiu ser capturado por Madalena , que lhe pede para contar um pouco mais sobre ele e os seus amigos . 

Os bichinhos-da-leitura se alimentam de imaginação , sonhos e criatividade . 
Ás vezes como são muito gulosos , comem tanta imaginação que acabam por se tornar bichinhos-da-escrita , que tem asas bem maiores do que os bichinhos-da-leitura . 




Esta é Madalena , a protagonista da história que foi mordida por Artur enquanto estava a ler sossegada . 

Concept arts para encontrar o Artur 



Composições e tipografia , 

Sem comentários:

Enviar um comentário