quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Pesquisa aleatória do dia : Tipos de designer

Na área gráfica, cria logotipos e desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens.

No campo digital, desenvolve interfaces para sites, games e dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade, birôs de computação gráfica e produtoras de mídia digital.

Atuando na área industrial, o designer cria objetos, segundo critérios de funcionalidade e estética. Também pesquisa novos materiais e tecnologias de fabricação, procurando diminuir os custos de produção.

Curso
O currículo do bacharelado é generalista e possui disciplinas que transitam tanto na área gráfica como na de produto. Assim, o aluno estuda desenho técnico, informática, ergonomia, protótipos, ilustração, modelagem 3D, fotografa, marketing e design, estética, processos gráficos e design gráfico. Alguns cursos possuem direcionamento para uma área, que pode ser desenho industrial, design de produto ou design gráfico. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: quatro anos.

Os cursos tecnológicos mudam a grade de acordo com a ênfase. Na área de design gráfico, além de aprender a lidar com tipologia e diagramação, é fundamental a esse tecnólogo entender de computação. Já em produção gráfica digital, o foco são os processos de impressão, revisão de provas, montagem e encadernação. Em design de produto, a grade curricular inclui disciplinas como desenho artístico e técnico, ergonomia e tecnologia de materiais. Para se formar é preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso.

Atenção: assim como ocorre com os bacharelados, algumas escolas oferecem formação específica em determinadas áreas, como joias, ilustração e animação digital e projetos de edificações.


O que você pode fazer
Animação
Elaborar projetos de animação em 2D e 3D para publicidade e games, entre outros, desenvolvendo argumentos e roteiros. Atuar na direção de arte, desenho e design de personagem.

Desenho industrial
Desenhar automóveis, máquinas e equipamentos industriais.

Design digital
Projetar e desenvolver interface para mídias digitais, como páginas para a internet.

Design de embalagens
Projetar embalagens adequadas aos produtos, considerando o apelo visual.

Design de jóias
Desenvolver coleções de joias e acessórios para empresas de grande porte ou confeccioná-las de forma artesanal.

Design gráfico
Criar e reformular o aspecto visual e gráfico de publicações impressas, como jornais, revistas, livros e folhetos.

Gestão de produto
Gerenciar linhas de produtos em grandes fabricantes.

Programação visual
Criar logotipos e marcas para produtos e serviços. Produzir vinhetas para a TV e peças de publicidade.

Projeto de produto
Desenhar objetos, móveis e utensílios para produção em escala industrial, definindo aspectos estéticos e funcionais. pesquisar e desenvolver materiais e tecnologias de fabricação.

Sem comentários:

Enviar um comentário