terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Modos e registos de expressão ( parte 2 )

Graffitismo : 

O importante acerca dos graffiti nas Paredes de Fame é que fornece algo às crianças que podem narrar , alguma forma de arte , mais do que irem a galerias e museus . Proporciona a centenas de crianças a relação com a arte que elas não teriam na escola ou em casa ou outro qualquer lugar .. e é assim em todo o mundo , não apenas em Nova Iorque . 

Os graffiti surgiram inicialmente como inscrições ou desenhos anónimos realizados sobre muros , portas ou taipais de obras , em centros urbanos . A sua origem parece ter sido nos corredores do metropolitano de Nova Iorque e nos bairros degradados , sobretudos na Bronx . Rapidamente atraíram a atenção do mundo inteiro . 

Iniciaram-se com os tags , assinaturas dos jovens nova-iorquinos . A sua expansão para Manhattan propaga-se aos artistas , resultando em obras artísticas que registam , por vezes , a sua revolta e crítica à sociedade , com uma certa agressividade , como é o caso , entre outros , de Basquiat . 

A carga expressiva ou comunicativa dos graffiti , livres de qualquer consideração artística ou estética , foi utilizada por artistas pop e constituiu o elemento criativo conformador da arte subterrânea . 

Muitos artistas forma influenciados pela arte do graffiti , escolhendo os locais e as formas de expressão , gestuais , emocionais ou reflexivas , correspondentes a críticas sociais , politicas , religiosas ou como forma de expressão artística pura . 

Através de um desenho infantil ou primitivo , evidencia a sua agressividade contra o racismo , numa intervenção pictórica com graffitis . 





Vimos então em pormenor , ao estudar as técnicas e os modos de registo , que podemos analisar dois aspectos constituintes dos desenhos : 

- O primeiro aspecto consiste em configurar a obra do ponto de vista formal , modo de estruturação resultante da idealização e conceptualização pessoal do artista . 

- O segundo aspecto tem a ver com a expressão resultante da intuição do artista e sua revelação autográfica . 

Sem comentários:

Enviar um comentário