quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Isto aqui não é só arte : Café

A maioria das pessoas bebem café para começar o dia, para dar aquela levantada no ânimo ou para ajudá-las a prosseguir trabalhando durante uma tarde preguiçosa – especialmente após o almoço. Outros bebem para manter o foco em uma tarefa – e é por essa razão, talvez, que vemos tantas pessoas em todo o mundo em cafeterias, plugadas em seus computadores e totalmente absortas em seu trabalho. É também em cafeterias que acontecem aquelas reuniões com colegas de trabalho que saem do ambiente do escritório para ter novas idéias num papo sobre a mesa, regado a muito café.

Não é segredo que o que as pessoas procuram mesmo é a cafeína do café, apesar de admitirem que também adoram o sabor – e o cheiro, claro, do café. Cafeína é a droga psicoativa mais consumida em todo o mundo e há uma razão para isso – ela ajuda a gente a fazer nosso trabalho.

Como qualquer apreciador de café já percebeu, com o tempo, seu corpo constrói uma espécie de tolerância à bebida. Para ter o mesmo efeito com o café (ou qualquer outra fonte de cafeína, se for o caso), você precisa beber mais copos – e é por isso que muitas pessoas acostumadas a beber muito do líquido sofrem de dores de cabeça intensas quando estão com abstinência da bebida.

Por tempos e tempos, a cafeína provou ser um estimulante poderoso e eficiente. Mas a questão sobre se sua eficiência está diretamente ligada à produtividade pessoal é uma pergunta para a qual não há uma resposta concreta.

Inúmeros estudos mostraram que, em pequenas doses, a cafeína pode ser incrivelmente eficiente, dando uma pequena carga de energia e alerta ao seu corpo. Também foi provado que, entre outras coisas, a cafeína aumenta a performance motora e cognitiva, um aumento de memória por um curto prazo e melhoria da atenção e do foco.

Ou seja, como qualquer substância, a eficácia da cafeína depende da dosagem, tipo de organismo, peso, idade, momento do dia e, claro, da qualidade do seu sono.

Se você raramente (ou nunca) bebe café ou consome cafeína, mesmo em doses pequenas, isso pode causar um efeito substancial. Você pode, e provavelmente terá, alguns dos benefícios estimulantes descritos ali em cima. Você pode sentir um súbito aumento de energia e de poder de concentração – e até achar que está mais produtivo do que o normal. Só que consumir muita cafeína pode fazer com que você conheça o lado menos desejável da substância, que é o nervosismo. Mesmo aqueles que consomem regularmente a bebida podem exagerar na dose e sentir palpitações ou um estômago mais irritado.

Atuando como um inibidor da adenosina, a cafeína pode também atrapalhar seu sono. Se você exagerar no consumo da bebida por um dia – aí não importa se você é um veterano no consumo de café ou se começou a beber agora – você pode ter problemas ao cair no sono na sua hora tradicional de dormir. Mais uma vez, os efeitos mudam de pessoas para pessoas, e portanto esse sintoma pode variar. Mas a cafeína do café afeta o seu sono sim, é verdade – e portanto, o exagero de café de hoje pode deixar uma indesejável herança na queda de produtividade do dia seguinte.

Se você costuma beber mais de um café por dia, uma xícara apenas – ou até duas – podem ter pouco ou nenhum efeito na sua produtividade. Você pode sentir que está tendo uma súbita melhora na sua energia e na sua produtividade, conseguindo realizar bastante coisa da sua lista de tarefas, mas isso também pode ser resultado de um efeito psicológico; um “placebo”, digamos.

Sabe aquela tolerância do organismo de que falamos? Algumas pessoas brincam ao dizer que precisam de pelo menos duas xícaras de café para saírem da cama – só que isso, em alguns casos, pode ser uma grande verdade. Para viciados – sim, viciados em cafeína – épreciso uma ou duas doses de cafeína ao menos para fazê-los começarem a “operar normalmente”. E neste caso, eles confundem isso com o tal “boost” da produtividade que o café proporciona.

Claro, não é impossível experimentar aquele “up” que a cafeína dá. Entretanto, é mais provável que você inconscientemente associe esse aumento na produtividade ao ato de tomar café já que tem tantos artigos escritos por aí que afirmam que café ajuda mesmo a realizar mais.

Só que há outras alternativas; e uma delas é a mudança no ambiente. Claro, se eu estou me sentindo mais cansado do que o usual, recorrer a uma xícara de café é o “remédio” mais rápido (e mais perceptível); mas se mudar para o ambiente agradável de uma cafeteria, por exemplo, é a simples mudança de ambiente que precisávamos para começar a trabalhar melhor – e que me força, sem eu perceber, a me focar mais. 

Quanto mais eu leio sobre o assunto, mais eu descubro que há poucos fatores concretos sobre ele. E isso pode ser atribuído aos resultados contraditórios de estudos mostrando as diferentes reações do organismo  à cafeína.

Podemos afirmar isso: tomado com moderação, o café é melhor conhecido como uma bebida saudável com vários benefícios para o corpo. É cheio de antioxidantes, diminui o risco de síndromes como Parkinson ou Alzheimer, ajuda a combater a diabetes tipo II, e é bom para o fígado. Em excesso, claro, a bebida tem lá o seu lado negro: pode ser rico em dafestol, que aumenta o colesterol LDL, por exemplo.

O melhor conselho é pegar leve, e prestar atenção a como o seu corpo reage a um simples copo de café, que possui em média 90 a 200mg de cafeína. Se para você essa dosagem é demais, aposte num chá. Se não é suficiente, experimente um café mais forte. Até 400mg é considerada uma medida saudável para adultos, mas como dissemos antes, os números podem mudar de pessoa para pessoa.

Se você está procurando por um aumento da sua produtividade, há uma série de outras formas que você pode obtê-lo e que vão muito além da bebida. Dar uma caminhada ou entrar em uma academia, por mais esquisito que possa parecer, pode dar um descanso suficiente à sua mente que o permita voltar ao trabalho com a cabeça leve e pronta para trabalhar.

Da mesma forma, tirar um cochilo pode ter um efeito semelhante – embora alguns períodos de “soneca” tenham mais efeitos que outros.Especialistas dizem que 10 a 20 minutos é o tempo ideal para cochilos poderosos, e que mais de 30 minutos podem levar a uma espécie de “inércia de sono”, e que te deixa pior do que como você estava antes. Dito isto, dormir por 60-90 minutos (um ciclo de sono completo, incluidno REM) são mais melhores, aumentando a capacidade do cérebro de reter fatos e a criatividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário