A frequência é a relação que existe entre o número de vezes que um acontecimento é apresentado pelo discurso e o número de vezes que supostamente sucedeu na história . Podemos estabelecer quatro tipos de relações ou de frequência :
1- A frequência simples tem lugar quando o discurso apresenta uma vez o acontecimento que sucedeu também uma vez na história . Estamos , por isso , face a uma frequência singular , através da qual o discurso avança trazendo novas informações .
2- A frequência múltipla consiste num discurso que apresenta n vezes acontecimentos que sucederam n vezes na história . Em termos verbais estaríamos a falar de algo como : anteontem fui ao cinema , ontem fui ao cinema , hoje fui ao cinema .
3- A frequência repetitiva implica um discurso que apresenta n vezes aquilo que a história acontece uma vez . A nível local esta frequência é produzida pelo encavalamento daqueles que repetem a acção . A nível global a repetição pode-se produzir para expressar uma obssessão , para que uma personagem vá matizando a sua memória com um determinado acontecimento ou para relatar a mesma história a partir de diferentes pontos de vista .
4- A frequência iterativa significa que o discurso apresenta uma vez o que na história sucede n vezes .
Sem comentários:
Enviar um comentário