Do ponto de vista temporal , a narração gráfica rege-se pelos parâmetros da ordem , duração e frequência . Os acontecimentos da história são organizados pela sequência gráfica estabelecendo-se uma ordem que dará lugar à representação de acções simultâneas ou sucessivas . A simultaneidade pode ser produzida pela própria montagem , por recursos gráficos como a vinheta dividida ou pode vir explicitamente assinalada num cartucho . A sucessão cronológica é marcada pela lógica dos acontecimentos na sua própria visualização .
A sucessão anacrónica é produzida pelo flashback e pelo flashforward , que indicam uma falta de coincidência entre a ordem da história e a ordem do discurso e que podem ser introduzidos por elementos gráficos ( vinhetas ou balões de características plásticas especiais ) ou por elementos verbais escritos .
A unidade narrativa básica da BD é a vinheta , como a representação pictográfica do mínimo espaço e/ou tempo significativo , que constitui a unidade de montagem da BD . As características plásticas da vinheta são muitas vezes determinadas por questões editoriais relacionadas com o suporte ou publicação que veicula a BD ( tira , página completa , meia página ) e que sem dúvida incidem nos seus diferentes aspectos formais e narrativos .
A vinheta está associada à eleição de um formato determinado que possibilita o enquadramento de um espaço representado segundo uma angulação que identifica um determinado ponto de vista . O formato costuma vir assinalado por linhas de maior ou menor grossura que delimitam o espaço da vinheta , ainda que , por vezes , esta delimitação linear possa desaparecer total ou parcialmente . Apesar de os espaços rectangulares predominarem , as possibilidades de escolha são quase infinitas .
Sem comentários:
Enviar um comentário