terça-feira, 19 de abril de 2016

Informações importantes sobre os Exames Nacionais de 2016

Bem , para quem ainda não me conhece , eu sou um estudante de artes visuais , já acabei o meu 12º ano há alguns meses , ainda não fui para a universidade e desde então tenho estudado autonomamente . 

Acho que este post vai ser visto por mais pessoas do que o normal , porque se eu estivesse a ler isto nesse momento , é porque eu também coloquei no google " Exame de desenho ..... como tirar uma boa nota , como passar , etc ... " Infelizmente não posso arranjar uma solução para isso , mais o que eu posso dizer é algo que eu gostaria imenso de ter ouvido há um ano atrás .

Para começar , para quem ainda não sabe a história desse blog , esta foi uma plataforma que eu fiz para me ajudar a concluir o meu curso . Nunca teve nenhum objetivo em específico com ele , mais queria que fosse um lugar onde eu colocasse o que eu aprendesse e mais pessoas pudessem aprender também . 

Então o primeiro conselho que eu dou para você que quer acabar logo o secundário : 

Aprenda , registe , estude 

São 3 coisas muito importantes , independentemente da sua área ou o que você queira fazer na vida . 

1 - Aprenda não só com os seus erros , mais com os erros dos outros . Você não vive tempo suficiente para errar tantas vezes , então tenta conseguir o máximo de conhecimento possível . Reflita sobre os seus defeitos e sobre as suas qualidades , saiba o que você precisa superar e o que precisa melhorar . 

2 - Não é possível aprender algo que você vai esquecer no dia seguinte . Por isso registe o máximo possível . Não tem nada a ver com aquelas meninas de séries ou filmes que tem um diário para dizer sobre os namorados e a escola ( para isso existe o facebook hoje em dia não é mesmo ) , esquece isso . 
A ideia é arranjar um diário onde coloque tudo aquilo que você acha que pode ser usado na sua vida . Partindo do geral para o particular , dando mais prioridade para a sua área de estudo . 
Por isso que eu criei esse blog , para registar tudo aquilo que eu aprendia e ao mesmo tempo compartilhar com pessoas que estavam na mesma situação que eu . 

3 - Tudo o que você fez até agora é muito importante , por isso deve ser levado a sério . Então estude tudo aquilo que você aprendeu . Reflita , se questione , pense o que deu errado e o que fazer para dar certo . 

Aposto que também já ouviu isso de muitos professores não é mesmo ? Pois eu também já ouvi de alguns mais não levava muito a sério . Porque me percebi que isso tudo não fazia sentido se eu não tivesse a resposta para uma simples pergunta : 

Por que ? 

Para que eu estou com todo este esforço e dedicação se eu não faço ideia do que vai acontecer depois ? Sem querer lhe desanimar , felizmente eu já tinha a resposta para essa pergunta quando estava no 12º , contudo , depois que eu saí do secundário eu vi que não era assim tão fácil chegar aos meus objetivos . Se lembra do que eu disse : " Aprenda com os erros dos outros " . 

Então , o meu erro foi não ter me esforçado o suficiente no secundário , e apesar de na altura saber exatamente o que eu queria , se eu tivesse a mentalidade que eu tenho hoje , se eu tivesse ouvido de alguém o que estou aqui a dizer , ou se soubesse de tudo o que é preciso fazer para chegar a esses objetivos , eu teria me esforçado mais , e teria percebido que aquilo seria a coisa mais fácil que eu ia fazer na vida . 

Por isso o conselho que eu dou aqui agora é : Se questione . Arranje uma resposta para essa pergunta - Por que ? Por que você quer terminar o secundário , ir para tal área , ir para tal universidade em tal distrito . Depois disso você verá que tudo faz mais sentido , e que esses exames serão um desafio que você será capaz de cumprir para alcançar os seus objetivos . 

Mais como eu faço isso ? 

Ok , mais 3 coisas importantes : Dedicação , Objetivos e Investimento 

1 - Se dedique ao máximo ao que estas a fazer , pois você sabe que é para algo bem maior . Tenha o máximo de foco . 

2 - Para além do seu grande objetivo de vida , você precisa de mini-objetivos , que são os degraus dessa enorme escada para a vitória . Exemplificando : 

Um objetivo : Aprender a desenhar em 1 mês ---- Como eu vou conseguir isso ? ------
Mini-objetivos : 1 desenho por dia ; a cada semana analisar o meu desempenho 

Simples assim . Os objetivos precisam ser SMART : 

Specific ( específico ) - Uma meta clara faz com que todos os esforços sejam direcionados para o mesmo foco , em uma mesma direção . 

Mesurable ( mensurável ) - Para sabermos até que ponto estamos perto ou longe de atingir um objetivo precisamos de um indicador para medí-lo . 

Achievable ( alcançável ) - Um objetivo não pode ser agressivo demais a ponto de parecer inalcançável , pois acaba desmotivando as pessoas , que desistem antes sequer de começar a perseguir o objetivo . 

Relevant ( relevante ) - Atingir este objetivo deve ser importante para alguém . Deve haver um significado por trás das ações que fazem parte do plano . 

Time bound ( limitado pelo tempo ) - Todo objetivo tem que ter um prazo , um limite , um posicionamento na linha do tempo . Caso contrário , nunca terá fim , nunca se saberá se foi atingido , neutraliza o efeito de qualquer forma de controle . 

3 - Você precisa investir nestes objetivos e em você mesmo . Nesta altura já deves ter a certeza do seu curso e daquilo que queres seguir , então comece a investir nisso . Desde manuais de exame , livros didáticos , ( no caso dos artistas ) materiais melhores , etc .. E você precisa ter responsabilidade para o investimento ter valido a pena . 


Bom acho que mais eu não posso fazer . Se eu fosse fazer o exame por ti ainda reprovarias de ano , por isso não compensa . Mais espero que de alguma este forma este post tenha lhe ajudado . Se você leu tudo isso já é um sinal de que realmente se interessa por isso tudo e esse é o primeiro passo . 

O último conselho que eu dou é para ir pesquisar mais sobre a sua área . Crie o seu objetivo , saiba pelo que estás a lutar . Isso realmente me ajudou quando estava no secundário , e me fascinou tanto que me fez criar esse blog e fazer todos estes trabalhos que tenho feito até agora . 

Então , parta a loiça toda nestes exames !!!!!!



Ops , esqueci de perguntar , também estudas artes visuais ? Se sim , então é melhor ver este post aqui também : http://oddarts.blogspot.pt/2016/04/informacoes-importantes-sobre-o-exame.html



Sem comentários:

Enviar um comentário