As perspectivas para os próximos anos são positivas, uma vez que apontam para a afirmação crescente do design no mercado nacional. Esta é uma actividade relativamente recente no nosso país e é de prever que as empresas venham a recorrer cada vez mais aos serviços dos designers, pelas mesmas razões que recorrem actualmente à publicidade e ao marketing. Espera-se que esta tendência venha a ser particularmente visível no nosso sector industrial, onde se acredita que a aposta no design é uma necessidade premente face aos desafios criados pelo mercado único europeu e às crescentes exigências do mercado de consumo (no qual os clientes privilegiam, por vezes, o aspecto estético em relação à funcionalidade). A força desta tendência será, contudo, maior ou menor, consoante a evolução da economia e da indústria e o reconhecimento por parte dos empresários da importância do design para o sucesso dos seus negócios.
Garantido é o facto da inovação tecnológica continuar a beneficiar o trabalho dos designers. Esta área é muito sensível às novas tecnologias e materiais e aguarda-se que estes profissionais venham a usufruir de um maior volume de informação (através da Internet, por exemplo) e de um maior suporte tecnológico para o desenvolvimento dos seus projectos. Poderá ser vulgar, por exemplo, designers de uma mesma empresa trabalharem em conjunto em espaços diferentes, recorrendo a redes informáticas para transmitirem as suas ideias. É também previsível a criação de um maior número de especializações, em virtude da evolução tecnológica aplicada aos diversos sectores de actividade. Espera-se, por exemplo, que o designer de multimédia - responsável pela concepção gráfica de produtos de multimédia - venha a ser uma figura profissional comum.
No entanto, nem todas as expectativas são optimistas. O número de cursos que tem surgido nos últimos anos nesta área deixa adivinhar a continuação do excesso de profissionais perante as oportunidades de trabalho, indiciando uma competitividade crescente entre os designers. É, por isso, fundamental estar atento às novas técnicas, aos novos materiais e ao que se faz em design pelo mundo fora. Um espírito observador e uma vontade de investigar o máximo possível são trunfos que nenhum designer deve prescindir, caso queira ter sucesso no mercado de trabalho.
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