2- Deve trabalhar-se com as mãos bem secas e limpas ou com luvas, para evitar deixar marcas nas peças a realizar.
3- A massa deve ser cortada com um objecto afiado - faca de cozinha, lâmina, bisturi ou x-acto - e deve ser bem amassada para ficar moldável.
4- Para se esticar a massa deve usar-se um rolo de plástico ou a máquina de trabalhar fimo (também conhecida como a vulgar máquina de fazer massas para culinária).
5- A massa de modelar deve ser guardada em local seco e fresco, longe do calor, podendo ainda ser guardada no frigorífico para não amolecer, o que tornaria o seu manuseamento difícil.
6- Logo que se obtém uma peça (bijuteria, decorativa, etc) ela deve ser cozida em forno caseiro, durante 20 minutos a um temperatura constante de 130º e não mais, ou a peça ficará queimada e as cores alteradas.
7- Assim que cozida, a peça deve ser arrefecida fora do forno até adquirir a consistência necessária. Enquanto quente, mostrar-se-á mole.
8- Depois de arrefecida, a peça deve ser lixada com lixa d'água (os dois tipos) a fim de se lhe retirar qualquer imperfeição, tornando a peça mais lisa e pronta para ser envernizada.
9- O verniz a utilizar deve ser específico e nunca - JAMAIS!! - se deve utilizar o verniz transparente para unhas que, a curto prazo estala e estraga a peça .
10 - As sobras de massa devem ser guardadas individualmente conforme as cores, embrulhas em película transparente ou em embalagens individuais, para que não se misturem as cores.
Sem comentários:
Enviar um comentário