1- Estrutura espacial
- Cenografia : emotividade , identificação a um género .
- Tratamento fotográfico : cores , texturas , iluminação , profundidade de campo ( implicações temporais ) .
- Enquadramentos , ângulos e movimentos de câmara .
- Relações campo/fora de campo .
- Pontos de vista : ocularização , auricularizaçao e focalização . Relações entre as diferentes instâncias textuais e processos de identificação do espectador .
-Personagens ; caracterização , vestuário , funções simbólicas , avaliação , relações entre si e com as instâncias narrativas , identificações , pontos de vista e funções de filtro .
2 - Estruturação temporal
-Ordem : sucessão , simultaneidade , flashback e flashforward ( motivações psicológicas e efeito sobre o espectador ) .
-Duração : cena , resumo , elipses , pausa , extensão ( predomínio de umas sobre outras e função narrativa ) .
- Frequência : simples , múltipla , repetitiva e iterativa
3 - Montagem
- Signos de pontuação : fundidos , encadeados e cortinas
- Transições : continuidade , descontinuidade , raccord , contrastes , simetrias , simultaneidade , sucessão ( relações espaciais , temporais e temáticas ) .
- Ritimo : longitudes , movimentos , géneros .
Estabelecimentos de pontos de vista : objectividade / subjectividade .
4 - Segmento sonoro
- Funções sintáticas : unificar , pontuar , estabelecer convergências ou diverg>ências e separar .
- Voz , ruídos e música ( funções e relações ) .
- Relações som/imagem : som in , som fora de campo , som off , som ambiente , som directo .
Metodologia de análise
Pode fazer-se a análise cinematográfica a partir de um grande número de aproximações : desde a análise textual à psicanálise , passando pela análise de um filme segundo a sua identificação a um género . A análise considera quer os diferentes elementos da imagem cinematográfica , na medida em que são capazes de articular uma narrativa , quer as operações mediante as quais esses elementos se relacionam e interactuam para produzirem um sentido .
O método a utilizar para fazer essa análise serve-se de quatro variáveis que fazem referência aos quatro grandes blocos temáticos organizadores da estrutura da obra cinematográfica :
1- Estrutura espacial
2- Estrutura temporal
3- Montagem
4- Segmento sonoro
Sem comentários:
Enviar um comentário