Obviamente que não se trata das clássicas pinturas digitalizadas que podem ver-se nas home pages das galerias de arte e que utilizam a internet como canal de distribuição . Só pode dizer que fazem parte da net art as obras que foram criadas especialmente para este meio e que utilizam as suas potencialidades mais características , ou seja , uma rápida transferência de arquivos e imagens , trabalho conjunto a nível planetário e interacção em tempo real . Também deve ocupar-se das estruturas e dos símbolos próprios da World Wide Web .
Com a net art criou-se uma nova forma de arte política e crítica , que reflecte os temas mais candentes e as mudanças da nossa época , concentrando-se com especial intensidade nas transformações sociais e comunicativas que hoje estão a ocorrer . Se actualmente ainda existe uma vanguarda na cena artística , esta encontra-se com toda a segurança nestes jovens artistas que com engenho e gosto pela experimentação abordam todos e cada um dos aspectos actuais da sociedade contemporânea .
Após a criação de World Wide Web em 1994 , os artistas mediáticos compreenderam rapidamente que podiam utilizar este sistema aberto e não hierárquico como uma plataforma para introduzir novos posicionamentos e pontos de vista na arte , e que se abria à sua frente a possibilidade de pôr à disposição do público as suas ideias e os seus trabalhos à margem dos centros tradicionais de poder do mercado artístico : museus , galerias , exposições . Também o facto de o visitante ter a possibilidade de se envolver
é atractivo para o artista na rede . Em suma , trata-se de jogar com o conceito de interactividade , de gerar atitudes de atenção e participação .
No ano de 1995 foram criadas as primeiras obras de arte na rede sem condicionamentos económicos e limitações quanto ao conteúdo . Dado que a net art é grátis para qualquer utilizador da internet , muitos artistas colocam igualmente ,de forma habitual , realizações de carácter mais convencional , como instalações , impressões ou obras em ecrã baseadas no trabalho com software .
Dadas as especiais características de uma obra de arte na rede , a sua aquisição por parte de um coleccionador requer uma abordagem pouco ortodoxa do conceito de " posse " : adquire um trabalho através de uma entidade conceptual , que não é palpável , e que na maioria dos casos , por outro lado , está à disposição de todos os utilizadores da internet .
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