quarta-feira, 25 de março de 2015

Modos de registo e expressão ( parte 1 )

Frottage : 

A técnica da frottage permite a reprodução de uma superfície rugosa ou textura em relevo , colocada sob um suporte , esfregando nele um instrumento riscador : lápis , cera , giz ou outro . 

O resultado obtido consiste numa forma desenhada , baseada nos contornos e relevos decalcados . A textura assim obtida , textura visual , corresponde à textura táctil do objecto . 

A transferência directa de uma textura natural para o desenho ou pintura exprime a qualidade táctil e visual da matéria constitutiva do elemento decalcado .



Grattage : 

A grattage é uma técnica que deriva directamente da frottage . Obtém-se pela aplicação , num suporte , de camadas opacas de um material pictórico ( por exemplo , guache , cera , pastel de óleo ) que se raspam com espátula ou riscadores , de acordo com os efeitos e expressões pretendidos . 




Decalcomania e monotopia : 

A decalcomania resulta do efeito obtido por tinta comprimida entre dois suportes ( folhas de papel , por exemplo ) . Obtida a imagem podemos desenhar por cima , pintar , colocar em evidência ou esconder manchas ou traços iniciais da imagem , dando asas à imaginação .





















Uma técnica semelhante é a da monotipia que consiste em passar um rolo de tintar , molhado em tinta , sobre uma superfície polida e desenhar sobre ela com um pincel ou com o dedo . Ao colocar uma folha de papel sobre a placa , pressionando com a mão e retirando a folha , obtém-se uma cópia do desenho . 










Técnica do marmoreado :

Num tabuleiro com água deixam-se cair umas gotas de tinta oleosa em diluente e verás que manchas de cor flutuam à superfície da água . Coloca-se um papel horizontalmente , e levanta-se com cuidado . Os resultados , surpreendentes , lembram a textura do mármore , daí a sua denominação . 

A técnica do marmoreado funciona apenas com tintas a óleo que , como não se fundem na água , se repelem permanecendo à superfície do líquido ,aderindo facilmente ao suporte de papel que se sobrepõe . 






















Dripping : 

O dripping é uma técnica vinculada ao expressionismo abstracto e que consiste num tipo de pintura automática , action painting , resultante da transcrição directa do inconsciente do artista num movimento gestual da mão . Segundo os surrealistas , este tipo de pintura abandona qualquer tipo de projecto ou forma pré-construída , uma vez que o objectivo , por parte do artista , é a criação de uma pintura casual , gestual , feita de linhas , pingos , gotas de tinta , aplicados sobre um suporte por movimentos rápidos e físicos . 

O objectivo do dripping é , pois , a acção , o acto de pintar e não apenas o produto final obtido . 

















Tachismo : 

A palavra tache ( francesa ) significa " mancha " , a técnica com o mesmo nome consiste em realçar a mancha e desempenha na pintura um papel importante . 

Sobre um suporte humedecido , as cores expandem-se informalmente , proporcionando ao artista intervenções com sobreposições de desenhos e traços , explorando emocionalmente as qualidades visuais da mancha . 

Partindo de manchas informais sobre papel húmido ou seco , ou sobre tela com tinta diluída , a linha esboça a figura , delimita a forma , expressando a criatividade de cada artista . 




Escorrido  : 

Muitos procedimentos técnicos têm sido utilizados na pintura e desenho , sobretudo a partir do início do século XX , com o aparecimento de novos materiais e tecnologias . Outros surgirão , fruto da imaginação , do avanço tecnológico e da criatividade pessoal . 

A chamada pintura acidental engloba várias técnicas desde a mancha ao acaso , à pintura a spray , à pintura soprada , passando pelo dripping pela decalcomania , marmoreado e escorrismo , entre outras . 

O escorrido consiste em deixar escorrer a tinta sobre o suporte , explorando efeitos plásticos diversificados . As cores justapostas fundem-se daí , resultando uma outra cor ou tom . 




Pintura gestual : 

As pinturas gestuais nascem de movimentos amplos e livres , onde o acto de pintar é mais importante que o produto . 


Nestas pinturas podemos observar como os artistas , com grande fluidez de tintas líquidas escorrendo nas margens das letras ou traços , com pinceladas largas criam superfícies , apagando-se algumas , reescrevendo-se outras, com um movimento gestual de grafismo enérgico , onde geralmente o negro predomina . 

A pintura gestual resulta , pois , de um impulso não controlado pela razão , nascendo de movimentos amplos e livres do braço ou de todo o corpo , sendo mais importante o acto de pintar que o produto final . Este é o conceito que a caracteriza como arte de acção . 





























Pintura caligráfica :

A caligrafia expõe-se naturalmente sobre folhas de papel , mas pode igualmente expandir-se sobre outros suportes , como quadros ou livros únicos . Contrariamente à pintura , ela não suporta as repetições : ela é o testemunho fiel do gesto , o reflexo da alma . É esta questão constante do equilíbrio que atribui à obra a sua plenitude e beleza . 

Caligrafia abstracta , pictografia abstracta , poesia concreta , arte da escrita - manual , mecânica ou electrónica - são termos referentes a uma imensidão de esforços para restabelecer o mistério e a magia das letras , palavras, símbolos verbais e pictográficos , acentuando a sua natureza visual . Desde sempre as formas de todas essas marcas estiveram carregadas de intenções e significados . 

A caligrafia foi sempre considerada como uma arte maior , especialmente nas culturas orientais . 

Encontramos , ao longo da história do homem , uma miríade de desenhos e formas gráficas de imensa beleza , desde os hieróglifos , às iluminuras medievais , aos símbolos heráldicos , até aos artistas contemporâneos , cubistas , futuristas , à poesia concreta e à arte de hoje . 


A pintura caligráfica integra-se na corrente expressionista abstracta , sendo o signo o elemento protagonista da obra . Modalidade intermédia entre a pintura gestual e a dos campos cromáticos , poderá ser denominada de simbolismo abstracto . A caligrafia abarca desde criações utilitárias , design publicitário , até as obras de arte , nas quais a expressão abstracta pode ( ou não ) sobrepor-se , em importância à legibilidade das letras . 




















Poesia concreta : 

Originária dos movimentos de vanguarda francesa , do futurismo e dadaísmo , a poesia concreta estabelece conexões com a música dodecafónica e serial e com as artes plásticas de carácter abstracto-construtivas . O cinema , a linguagem publicitária e da banda desenhada , bem como a televisão e o computador , exploram a poesia concreta e visual . As novas tecnologias proporcionam belíssimos trabalhos combinando texto , desenho e cor , em infografia e vídeo . 

Ao trabalhar de forma integrada , som , visualidade e sentido das palavras , a poesia concreta propõe novas formas de criar poesia , visando uma " arte geral da palavra " , segundo alguns críticos da arte . 
















































Sem comentários:

Enviar um comentário