A técnica da frottage permite a reprodução de uma superfície rugosa ou textura em relevo , colocada sob um suporte , esfregando nele um instrumento riscador : lápis , cera , giz ou outro .
A transferência directa de uma textura natural para o desenho ou pintura exprime a qualidade táctil e visual da matéria constitutiva do elemento decalcado .
Grattage :
A grattage é uma técnica que deriva directamente da frottage . Obtém-se pela aplicação , num suporte , de camadas opacas de um material pictórico ( por exemplo , guache , cera , pastel de óleo ) que se raspam com espátula ou riscadores , de acordo com os efeitos e expressões pretendidos .
Decalcomania e monotopia :
A decalcomania resulta do efeito obtido por tinta comprimida entre dois suportes ( folhas de papel , por exemplo ) . Obtida a imagem podemos desenhar por cima , pintar , colocar em evidência ou esconder manchas ou traços iniciais da imagem , dando asas à imaginação .


Técnica do marmoreado :
Num tabuleiro com água deixam-se cair umas gotas de tinta oleosa em diluente e verás que manchas de cor flutuam à superfície da água . Coloca-se um papel horizontalmente , e levanta-se com cuidado . Os resultados , surpreendentes , lembram a textura do mármore , daí a sua denominação .
A técnica do marmoreado funciona apenas com tintas a óleo que , como não se fundem na água , se repelem permanecendo à superfície do líquido ,aderindo facilmente ao suporte de papel que se sobrepõe .
Dripping :
O objectivo do dripping é , pois , a acção , o acto de pintar e não apenas o produto final obtido .
Tachismo :
A palavra tache ( francesa ) significa " mancha " , a técnica com o mesmo nome consiste em realçar a mancha e desempenha na pintura um papel importante .
Partindo de manchas informais sobre papel húmido ou seco , ou sobre tela com tinta diluída , a linha esboça a figura , delimita a forma , expressando a criatividade de cada artista .
Escorrido :

Muitos procedimentos técnicos têm sido utilizados na pintura e desenho , sobretudo a partir do início do século XX , com o aparecimento de novos materiais e tecnologias . Outros surgirão , fruto da imaginação , do avanço tecnológico e da criatividade pessoal .
A chamada pintura acidental engloba várias técnicas desde a mancha ao acaso , à pintura a spray , à pintura soprada , passando pelo dripping pela decalcomania , marmoreado e escorrismo , entre outras .
O escorrido consiste em deixar escorrer a tinta sobre o suporte , explorando efeitos plásticos diversificados . As cores justapostas fundem-se daí , resultando uma outra cor ou tom .
Pintura gestual :
As pinturas gestuais nascem de movimentos amplos e livres , onde o acto de pintar é mais importante que o produto .

Nestas pinturas podemos observar como os artistas , com grande fluidez de tintas líquidas escorrendo nas margens das letras ou traços , com pinceladas largas criam superfícies , apagando-se algumas , reescrevendo-se outras, com um movimento gestual de grafismo enérgico , onde geralmente o negro predomina .
A pintura gestual resulta , pois , de um impulso não controlado pela razão , nascendo de movimentos amplos e livres do braço ou de todo o corpo , sendo mais importante o acto de pintar que o produto final . Este é o conceito que a caracteriza como arte de acção .
Pintura caligráfica :

A caligrafia foi sempre considerada como uma arte maior , especialmente nas culturas orientais .

A pintura caligráfica integra-se na corrente expressionista abstracta , sendo o signo o elemento protagonista da obra . Modalidade intermédia entre a pintura gestual e a dos campos cromáticos , poderá ser denominada de simbolismo abstracto . A caligrafia abarca desde criações utilitárias , design publicitário , até as obras de arte , nas quais a expressão abstracta pode ( ou não ) sobrepor-se , em importância à legibilidade das letras .
Poesia concreta :
Ao trabalhar de forma integrada , som , visualidade e sentido das palavras , a poesia concreta propõe novas formas de criar poesia , visando uma " arte geral da palavra " , segundo alguns críticos da arte .

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