O conceito animação provém do latim e significa " estimulação " . Trata-se de uma tecnologia através da qual , mostrando rapidamente imagens isoladas ( frames ) ao observador , se cria neste a sensação de se encontrar perante uma imagem em movimento , numa sequência de imagens . Estas imagens isoladas podem desenhar-se ou programar-se com a ajuda de um computador .
Na reprodução de uma sequência com mais ou menos vinte e cinco imagens por segundo já se cria no observador a ilusão do movimento . Para um filme com uma duração de noventa minutos é necessário elaborar mais de cem mil imagens isoladas ou frames .
Nas primeiras animações realizadas com computador o material de saída era constituído por numerosos gráficos isolados que mal se diferenciavam uns dos outros e que eram gravados numa película .
Se hoje em dia falarmos de animações , referimo-nos aos filmes de animação em 3D , que na maioria dos casos vemos no cinema , realizados depois de se ter aplicado um procedimento de elaboração muito complexo . Para um artista , a realização de um filme ainda exige amplos conhecimentos técnicos e uma grande quantidade de tempo . Só para realizar uma animação de alguns minutos são necessárias várias semanas . Neste processo , as imagens 3D criadas com o computador passam a um determinado tamanho e os pormenores preenchem-se com uma estrutura de alta resolução .
No caso das produções cinematográficas utilizam-se render farms ( quintas de render ) , que um único artista ou um grupo de artistas não podem financiar . Numa render farm podem utilizar-se centenas de computadores ligados entre si , que executam paralelamente os processos de renderização e os aceleram . As primeiras animações por computador para o grande ecrã foram realizadas em 1982 para o filme Tron , cujo argumento também se centra no mundo dos computadores . Mas o grande passo foi dado com Toy Story , um filme realizado inteiramente com computadores , que já faz parte da história da era digital .
Sem comentários:
Enviar um comentário