quarta-feira, 25 de março de 2015

Arte digital ( parte 3 )

A colagem é desde há muito tempo um tema fascinante no âmbito da arte , uma vez que os artistas , através da união de elementos diversos provenientes de diferentes meios , sem ter em conta o copyright , constroem algo novo , muitas vezes surrealista . O tema das colagens atraiu logo desde o início os artistas que trabalhavam na arte digital .

No início , a colagem servia como meio de distanciamento da realidade , para combinar imagens em princípios incompatíveis , para experimentar . Ao contrário das colagens clássicas , nas quais frequentemente e de forma expressa se podiam apreciar contornos ou rasgões no corte , para aumentar deste modo o efeito de se encontrar perante uma composição artificial , na colagem como composição digital de imagens o objectivo é fundir os elementos de forma que criem uma ilusão de homogeneidade . 

Algumas autoridades da arte digital opinam que as imagens ou colagens trabalhadas com software comerciais , como , por exemplo , o Adobe Photoshop , muitas vezes não podem ser consideradas arte digital . Mas , no fim de contas , o que se define como arte depende mais do resultado que do meio utilizado . 

Também a pintura contemporânea chegou à era digital : neste campo , tal como nos casos anteriormente expostos , a colagem realizada no computador constitui a base para a composição pictórica final . Por este motivo , existe a possibilidade de unir e testar sem limites até que a obra constitui um esboço e pode ser pintada . No entanto , como um trabalho pictórico realizado de forma intuitiva exerce sempre um maior fascínio ,a  preparação prévia de uma obra pictórica no computador é um tema que por vezes se evita educadamente para afastar o perigo de que se desmistifique o processo criativo . 



No caso da colagem digital , o computador substitui este trabalho manual com material tangível pela composição de elementos digitais através de programas de processamento de imagens . O computador processa de forma tão precisa que as imagens que , no resultado final , já não é possível distinguir que se trata de uma colagem , apresentando-se como uma fotografia . Muitos artistas valem-se das possibilidades oferecidas por esta técnica no seu trabalho . Porém , são poucas as ocasiões em que a colagem digital é mostrada no mercado artístico como uma opção artística diferenciada . 

A fotografia , os gráficos 3D por computador e o trabalho de imagens até à pintura digital podem fundir-se num terreno em que cada artista mostra as suas principais propostas num leque que se abre desde a realidade tangível até à virtual . Em nenhum aspecto da arte digital se mostra de forma tão clara como na colagem o seu carácter híbrido . Possivelmente , no futuro já não existirão formas puras , pois inclusive hoje a pintura está impregnada pelo influxo da estética criada com um computador . 

Sem comentários:

Enviar um comentário