sábado, 12 de novembro de 2016

Uma História de Fotografia



Que fatores influiram , primordialmente , na sua " descoberta " da Fotografia como meio de expressão artística ? 

Quando evocamos o passado para procurar como e porque algo aconteceu, descobrimos mais a nossa capacidade fabulatória para explicar coisas do que as próprias coisas que procuramos. Foi muito tempo depois de fazer fotografias que encontrei a Fotografia como objecto carregado de intenções e, portanto, a enumeração dos factores que aí me levaram é difícil , senão impossível. Ao fim e ao cabo, é na minha aquisição de uma memória da vida dos objectos ( e do seu contrário ) que encontro uma referente para as minhas imagens. Por outras palavras, tinha uma máquina fotográfica e tirava fotografias, pouco a pouco fui prestando atenção àquilo que fazia. As minhas fotografias andam mais ligadas ao modo como tenho vivído do que a um empenhamento técnico fotográfico. O que não significa considerar a técnica como um plano secundário.

Quais são para si os aspectos mais relevantes que uma obra fotográfica deve conter: a comunicação das vivências humanas, o esteticismo da composição, a perfeição técnica, a atractividade visual .... ?

O problema foi claramente posto por Aristóteles, nunca ninguém viu matéria em si ou qualidade fora da matéria, e desde sempre a dialética entre estes dois pólos suscitou inúmeras polémicas. Para mim a questão não tem sentido. Vejamos aquela fotografia de Cartier-Bresson, de um agrupo de pessoas que formam uma fila à porta de um banco em Xangai em 1948. É uma fotografia épica, é uma fotografia onde se condensa todo um conteúdo histórico, político e humano inesgotável - tudo o que enumeramos como qualidades do objecto fotográfico está aí expresso. Passemos para os antípodas - Man Ray, Moholy-Nagy ou Blossfeldt - não há sentimentos expressos, não há coordenadas históricas evidentes, no entanto, toda a riqueza da criação lá habita. Porque ? As coisas têm muito a ver com a riqueza de quem as faz. Creio que é tudo. 



Fotografia - Cartier-Bresson , Shangai , 1948

Texto - Uma História de Fotografia , António Sena , 1948

Sem comentários:

Enviar um comentário