Após a parte prática , fui ver a parte
teórica . Admito que fiquei um pouco assustado após ler as declarações que eu
via na internet , por exemplo essa que eu publiquei aqui . Ainda fui conversar
com outros colegas meus que já fizeram o exame e de assustado fiquei um pouco
decepcionado .
Desde já digo que concordo com 99% da
declaração que aqui coloquei . 1 % eu não posso concordar porque eu não posso
argumentar algo que eu não sei .
Esse 1 % parte do facto de eu ter chegado
em Portugal em 2012 , ou seja eu caí de para-quedas no curso de artes visuais .
A partir daí me senti na minha zona de conforto , mas admito que sinto falta de
um ensino mais rigoroso que eu acho que não está presente . Não sei se é porque
os meus professores já não estão mais tão animados com isso pois eles são um
bocado velhos , ou se é porque não há o reconhecimento que merecemos , ou se é
porque devido a esses fatores os próprios alunos percam completamente o
interesse em fazer algo de jeito ( mas ainda há esperança , pois sempre há
alguns que querem fazer algo ) .
Desses relatos que eu leio só vejo que há
alguma verdade nas hipóteses que eu levanto e a " cereja no topo do bolo
" é o tal exame de desenho . Uma situação que eu levanto aqui é a seguinte
: 10º ano - o aluno acaba de chegar em artes visuais , um poço de expectativas
, mas acaba o ano sem sentir que aprendeu alguma coisa ; 11º ano - o aluno tem
outras coisas com que se preocupar ( por exemplo o exame de geometria ) , o
desenho fica completamente a parte ; 12º ano - a única coisa com que o aluno
tem que se preocupar ( para além do exame de português ) é com o exame de
desenho . Esse aluno não tem motivo nenhum para fazer algo para além do que
agrade o exame .
Essa ilustração é desanimadora , mas já
comprovei que é verdade . Ainda há as disciplinas opcionais do 12º ano , mas
isso já é algo que eu falo mais tarde .
Sem comentários:
Enviar um comentário