Manuel António Pina , " A língua que os livros para crianças falam " .
Partindo da perspetiva exposta no excerto acima , aqui vai uma reflexão sobre a importância da literatura para o ser humano :
As obras literárias formam a nossa personalidade , ajudam-nos a descobrir um caminho , a enriquecer a nossa cultura , a alargar o nosso vocabulário , facilitando o desenvolvimento da capacidade crítica e da competência argumentativa .
De facto , a literatura torna-nos mais cultos , refinando o gosto e desenvolvendo a capacidade de leitura , de escrita , de pensamento e de criatividade , dado que nos permite conhecer de perto o pensamento , a visão e a opinião de cada autor . A obra literária abre janelas para o mundo , permitindo " viajar " no tempo e no espaço , com imaginação e em segurança , para além de , simultaneamente , criar oportunidades de aproximação entre pessoas , povos , religiões , raças .
Para além disso , a literatura ( nacional ou estrangeira ) permite-nos verificar a evolução dos tempos , do pensamento , da língua , da arte e do conhecimento , analisando e comparando ideias do passado para encontrar novas ideias e novos caminhos . A literatura quebra rotinas e estabelece fronteiras entre trabalho e lazer , entre tarefas obrigatórias e momentos de descontração .
No entanto , há quem considere que se verifica atualmente em menor interesse pela literatura e , em contraponto , uma importância crescente atribuída às novas tecnologias . Mas é inegável que a literatura continua viva . Basta termos em conta as adaptações de romances , de contos , de poemas , de livros de viagens ou de textos dramáticos que mobilizam atores , realizadores e argumentistas , pois a literatura alimenta a indústria cinematográfica . Mas a literatura alimenta e inspira também todos aqueles que criam espetáculos musicais ou circenses , óperas , bailados ou peças de teatro .
A literatura é , pois , um motor importante para o incremento de outras indústrias , de outras atividades artísticas . Mas assume também , para cada um de nós , um papel de e destaque para evitar a automatização da nossa vida e para nos ajudar a a ultrapassar a monotonia das rotinas .
Sem comentários:
Enviar um comentário