domingo, 4 de janeiro de 2015
Perspectiva
Vivemos numa era de crescente interligação e acessibilidade permanente . Através dos telemóveis e do e-mail esperamos sempre respostas rápidas na comunicação com os nossos interlocutores. Todos estamos " ligados " . O que significa isto para a arte digital ? Todos os artistas acabarão por introduzir estas ferramentas no âmbito do seu trabalho , mesmo que apenas o façam com fins administrativos . No entanto , os impulsos verdadeiramente inovadores virão daqueles que enfrentem de forma crítica os meios e os seus efeitos na nossa sociedade , que desenvolvam visões de futuro e sejam capazes de interessar , despertar entusiasmo , encantar ou agitar consciências .
sábado, 3 de janeiro de 2015
quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
Fragmentos do Infinito
Antes de começar o meu diário gráfico eu deixei a primeira página em branco pois na altura não tinha ideias para a capa . Mais tarde isto veio a me ser útil .
Agora no final do período eu precisava de uma capa para o meu portifolio e também queria uma para os meus diários . Eu procurava uma forma de refletir o que eu pensava sobre a arte , transmitir o sentimento de colapso que é a vontade que sentimos em fazer o que fazemos .
Eu fiz isso da forma mais inusitada possível , eu pintei de algumas cores uma folha e apanhei outras folhas e pus por cima . Resultou em algo abstrato , esquisito , mas que me chamava a atenção , despertava qualquer sentimento por trás daquilo .
Eu fiz alguns recortes e colagens , reforçei a pintura , e aqui está a temática que consegui para as minhas capas :
O trabalho apresenta uma certa imaturidade na forma de registo , mas o resultado final é harmonizante e chamativo . Neste período ( meio que involuntariamente ) eu estudava mais o abstraccionismo e este foi um dos melhores trabalhos (originais) que eu já fiz no abstrato .
Procurava transmitir a essência de um artista , e penso que consegui fazer isso .
O PRIMEIRO DIÁRIO DE UM ARTISTA
O diário gráfico é um dos instrumentos mais importantes de qualquer pessoa no ramo das artes . Nele realizamos estudos , esboços , obras de arte , enfim , o diário gráfico é a base de um bom trabalho de um artista .
E é essencial um artista ter um bom diário gráfico ; completo ; com diversidade de temas , materiais e técnicas ; e sempre atualizado .
Num diário gráfico realizamos vários registos do dia-a-dia , ilustrações de coisas que apreciamos , e criações abstratas ou mais concretas .
Neste fim de ano é com muita satisfação que eu digo que completei o meu primeiro diário de um artista ( é este em destaque na imagem ) .
Neste post vou dizer como foi a grande experiência de completá-lo de desenhos e como foi o meu desempenho artístico até então .
1º diário gráfico :
Em 2012 ( 10º ano ) cheguei de para-quedas aqui em Portugal e no curso de artes visuais , e logo na primeira aula de desenho o professor falou todo este discurso sobre o diário gráfico , porém minha mente ingênua ainda não tinha captado toda sua importância na altura , então eu comprei o primeiro caderno que vi na loja . Era um pequeno bloco com folhas finissimas , e por acaso até trabalhei um pouco nele , mas como primeiro diário gráfico estava vergonhoso , mas depois fui descobri que se eu fizesse ele ou não , não iria influenciar tanto na minha nota final , aí que eu me desleixei nele por completo .
2º diário gráfico :
Em 2013 ( 11º ano ) eu tinha tomado uma decisão que mudou por completo meu percurso , que era me esforçar naquela disciplina que parecia chata que era o desenho , e que eu tinha que gostar daquilo porque era o que eu ia seguir no futuro . Então comecei a me esforçar mais ( com resultados ) nos trabalhos e vi que aquele trabalho era compensador , porém o diário gráfico ainda estava empoeirado e sem nada de jeito .
3º diário gráfico :
Depois que comecei a ver estes resultados eu decidi comprar um diário gráfico melhor e apesar da imaturidade dos trabalhos , e limitação dos recursos , eu consegui acabar ele ( também pudera , eram só umas 20 folhas e ainda arranquei algumas ) .
4º diário gráfico :
No último período do 11º ano eu vi que precisava de um bom diário gráfico então comprei o melhor que vi na loja e ( um sintoma de quase todos os artistas ) quando ganhamos algo novo nos sentimos mais inspirados para trabalhar , então eu trabalhei um bocado naquele diário . e acabei ele ( com muitas folhas em branco , desenhos incompletos e folhas rasgadas )
5º diário gráfico ( oficialmente o meu 1º diário gráfico como deve ser ) :
Em 2014 ( 12º ano ) eu comprei o mesmo diário gráfico que tinha comprado anteriormente e vi que se eu me esforçasse e gostasse mesmo daquilo , eu iria conseguir completá-lo ; e foi o que eu fiz .
Este diário gráfico é resultado da correção de todos os erros dos anteriores , nele eu expandi meus conhecimentos em materiais e técnicas e tentei refletir os meus gostos , as pessoas que eu gosto , ambientes em que vivo , enfim , a minha vida .
Um diário gráfico concluído ...
...Quer dizer que você tem algo para representar o seu trabalho , estudo , desempenho e esforço ; não se compara a um portifolio pois enquanto num diário tem muitos trabalhos , nem todos bons , não passam de estudos ; enquanto num portifolio alem de sintetizar as suas qualidades , o trabalho é melhor apresentado .
...Mostra para você respostas , resultados de estudos , desde cores , formas , técnicas ; estas respostas você pode usar em trabalhos mais tarde .
...Com borrões de tinta ou rabiscos de linhas servem para dar ideias para trabalhos abstratos mais tarde .
...Quer dizer que você já não precisa ficar tão preocupado em fazer experiências de desenho , pois cada desenho do diário gráfico já lhe ensinou alguma coisa , lhe elevando para um nível mais alto .
... Lhe dá um enorme sentimento de satisfação .
Next ...
Uma das principais qualidades de um artista é saber se habituar a mudanças e saber como reagir a elas , desde momentos históricos a tendências , um artista precisa estar sempre atualizado desde entidades exteriores à desempenho pessoal .
O objeto de estudo que reflete os conhecimentos e a cultura do artista é o diário gráfico , ou seja , nunca haverá um último diário gráfico . É essencial prosseguir com este tipo de estudo .
O melhor conselho que já recebi , que foi uma das bases desde trabalho foi : " fazer um desenho por dia " . Não precisa ser uma obra de arte , mas também não precisa ser algo feito às pressas por obrigação . Tem que ser fruto da naturalidade , e tem que transmitir alguma mensagem , te dar algum conselho , mostrar-se um trabalho produtivo .
Acho que este deve ser o primeiro objetivo de qualquer artista iniciante : completar um diário gráfico .
Como eu disse , eu fiz um monte de diários gráficos antes de chegar neste , mas para mim este é o primeiro porque além de completo , cada desenho que eu vejo me ensinou alguma coisa e me deu respostas que eu queria ou não , mas me ajudou a chegar a conclusões para melhorar o meu trabalho .
E é essencial um artista ter um bom diário gráfico ; completo ; com diversidade de temas , materiais e técnicas ; e sempre atualizado .
Num diário gráfico realizamos vários registos do dia-a-dia , ilustrações de coisas que apreciamos , e criações abstratas ou mais concretas .
Neste fim de ano é com muita satisfação que eu digo que completei o meu primeiro diário de um artista ( é este em destaque na imagem ) .
Neste post vou dizer como foi a grande experiência de completá-lo de desenhos e como foi o meu desempenho artístico até então .
1º diário gráfico :
Em 2012 ( 10º ano ) cheguei de para-quedas aqui em Portugal e no curso de artes visuais , e logo na primeira aula de desenho o professor falou todo este discurso sobre o diário gráfico , porém minha mente ingênua ainda não tinha captado toda sua importância na altura , então eu comprei o primeiro caderno que vi na loja . Era um pequeno bloco com folhas finissimas , e por acaso até trabalhei um pouco nele , mas como primeiro diário gráfico estava vergonhoso , mas depois fui descobri que se eu fizesse ele ou não , não iria influenciar tanto na minha nota final , aí que eu me desleixei nele por completo .
2º diário gráfico :
Em 2013 ( 11º ano ) eu tinha tomado uma decisão que mudou por completo meu percurso , que era me esforçar naquela disciplina que parecia chata que era o desenho , e que eu tinha que gostar daquilo porque era o que eu ia seguir no futuro . Então comecei a me esforçar mais ( com resultados ) nos trabalhos e vi que aquele trabalho era compensador , porém o diário gráfico ainda estava empoeirado e sem nada de jeito .
3º diário gráfico :
Depois que comecei a ver estes resultados eu decidi comprar um diário gráfico melhor e apesar da imaturidade dos trabalhos , e limitação dos recursos , eu consegui acabar ele ( também pudera , eram só umas 20 folhas e ainda arranquei algumas ) .
4º diário gráfico :
No último período do 11º ano eu vi que precisava de um bom diário gráfico então comprei o melhor que vi na loja e ( um sintoma de quase todos os artistas ) quando ganhamos algo novo nos sentimos mais inspirados para trabalhar , então eu trabalhei um bocado naquele diário . e acabei ele ( com muitas folhas em branco , desenhos incompletos e folhas rasgadas )
5º diário gráfico ( oficialmente o meu 1º diário gráfico como deve ser ) :
Em 2014 ( 12º ano ) eu comprei o mesmo diário gráfico que tinha comprado anteriormente e vi que se eu me esforçasse e gostasse mesmo daquilo , eu iria conseguir completá-lo ; e foi o que eu fiz .
Este diário gráfico é resultado da correção de todos os erros dos anteriores , nele eu expandi meus conhecimentos em materiais e técnicas e tentei refletir os meus gostos , as pessoas que eu gosto , ambientes em que vivo , enfim , a minha vida .
Um diário gráfico concluído ...
...Quer dizer que você tem algo para representar o seu trabalho , estudo , desempenho e esforço ; não se compara a um portifolio pois enquanto num diário tem muitos trabalhos , nem todos bons , não passam de estudos ; enquanto num portifolio alem de sintetizar as suas qualidades , o trabalho é melhor apresentado .
...Mostra para você respostas , resultados de estudos , desde cores , formas , técnicas ; estas respostas você pode usar em trabalhos mais tarde .
...Com borrões de tinta ou rabiscos de linhas servem para dar ideias para trabalhos abstratos mais tarde .
...Quer dizer que você já não precisa ficar tão preocupado em fazer experiências de desenho , pois cada desenho do diário gráfico já lhe ensinou alguma coisa , lhe elevando para um nível mais alto .
... Lhe dá um enorme sentimento de satisfação .
Next ...
Uma das principais qualidades de um artista é saber se habituar a mudanças e saber como reagir a elas , desde momentos históricos a tendências , um artista precisa estar sempre atualizado desde entidades exteriores à desempenho pessoal .
O objeto de estudo que reflete os conhecimentos e a cultura do artista é o diário gráfico , ou seja , nunca haverá um último diário gráfico . É essencial prosseguir com este tipo de estudo .
O melhor conselho que já recebi , que foi uma das bases desde trabalho foi : " fazer um desenho por dia " . Não precisa ser uma obra de arte , mas também não precisa ser algo feito às pressas por obrigação . Tem que ser fruto da naturalidade , e tem que transmitir alguma mensagem , te dar algum conselho , mostrar-se um trabalho produtivo .
Acho que este deve ser o primeiro objetivo de qualquer artista iniciante : completar um diário gráfico .
Como eu disse , eu fiz um monte de diários gráficos antes de chegar neste , mas para mim este é o primeiro porque além de completo , cada desenho que eu vejo me ensinou alguma coisa e me deu respostas que eu queria ou não , mas me ajudou a chegar a conclusões para melhorar o meu trabalho .
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
Pesquisa aleatória do dia : O design e o designer
“Design gráfico é o processo de
comunicar visualmente utilizando
textos e imagens para apresentar informações.
A prática de design
gráfico envolve um espectro de habilidades cognitivas, estéticas e habilidades em tipografia,
artes visuais e diagramação de páginas.
São as técnicas usadas
na criação e no desenvolvimento de projetos gráficos e de comunicação visual e
na concepção artística de peças e objetos. Dependendo de sua formação, mais
generalista ou mais voltada para a parte gráfica ou industrial, esse profissional
encontra diversos setores de atuação.
Em resumo, um designer gráfico precisa ser
interdisciplinar: precisamos saber de tudo, desde como que é feito o papel até
como que o hambúrguer é preparado. Mesmo. Um designer gráfico pode trabalhar em
todas as áreas portanto têm que ter uma noção de todas estas áreas. Um designer
ignorante é como um economista que não sabe contar.
O
trabalho de um designer gráfico se resume em resolver problemas de comunicação:
é informar algo de forma inteligível a um certo público utilizando-se de
imagens, tipos, cores, etc. Pode ser aplicado em qualquer mídia, seja impresso
em papel, em embalagem, na tela, em animação, etc.
O designer gráfico não é um artista, mas age como um, passando
sentimento para seus trabalhos e capturando a atenção do público para sua
mensagem.
BACHARELAD
domingo, 28 de dezembro de 2014
Exame de desenho (2)
Este já foi feito em aula , às pressas e com um pouco mais de nervosismo , o produto final não me agradou muito mas o resultado foi bom , então ta-se bem .
Subscrever:
Mensagens (Atom)











