Ler uma imagem é descodificar a intenção subjacente à mensagem que veicula . Algumas de significado único , as monossémicas ; outras , as polissémicas , admitem diferentes modos de interpretação , de acordo com o tema , a composição e a sensibilidade de quem as vê .
Normalmente , as imagens apresentam mais do que uma função . Esta pode ser referencial , explicativa e descritiva quando testemunham uma realdiade ( fotos de imprensa , retratos ) ou pretendem informar / explicar ( como nos esquemas e nas ilustrações de manuais ) . Outras vezes , o representado pertence a um universo imaginário ou fortemente influenciado pela subjetividade do artista ( quadros de pintura , fotos ) .
Se a imagem conta uma história ( frescos , bandas desenhadas ) , então ela assume uma função narrativa . No caso das caricaturas e da imagem publicitária , a função predominante é a argumentativa , visando-se a persuasão face a uma ideia , a um valor ou produto . À pintura associa-se uma função estética , pelo facto de pretender proporcionar prazer , mas também uma função referencial , ao traduzir ( informar ) realidades / situações / mentalidades de uma determinada época ( por exemplo , a pintura clássica , romântica , realista , modernista , entre outras ) .
Para fazer a leitura de uma imagem , poderás seguir as seguintes orientações gerais :
LEITURA OBJETIVA :
- Considera as características da fonte : a técnica ; o formato ; a presença de legendas ; informações pertinentes , como datas indicadoras do momento histórico/estético da produção e/ou da época representada ; nome do autor ; título , ... .
- Descreve o que observas : do plano geral para o particular - identificar os seus componentes : espaço ; traçado e tipos de linhas ; figuras humanas ; paisagens ; objetos ; etc...
- Explora complementaridades da mensagem icónica com a verbal : nomeadamente na banda desenhada e nos cartazes publicitários .
LEITURA SUBJETIVA :
- Qualifica a atmosfera representada ( epocal , espacial , humana , paisagística , de natureza morta ou outra , atendendo à globalidade do que é observado e à reação que desperta )
- Explora as sensações sugeridas e/ou convocadas ( pelos sentidos )
- Indica as impressões sugeridas pelo plano adoptado ( plano muito grande , grande , geral , médio , ... )
- Identifica os tipos de sentimentos/reacções ( despertados pela descrição )
- Avalia a simbologia dos elementos representados ( por exemplo , referências culturais , significados associados às cores , presença/ausência de luz , ... ) .
Sem comentários:
Enviar um comentário