Na superfície os aderentes professam a tendência pela moda neo-Victoriana com fantásticos acessórios de relojoaria e com o desejo de viver numa realidade alternativa habitado por aeronaves e invenções excêntricas . Mas a literatura , arte , música e filmes dessa florescente comunidade , oferece uma radical e irreverente re-imaginação da sociedade no caminho que poderia ter evoluído tendo a história tomado um desvio acentuado antes da revolução industrial , nos dando um mundo sem eletricidade , o infernal motor à combustão e a tecnologia que nós temos tomado como certa hoje .
sábado, 7 de maio de 2016
Pesquisa aleatória do dia : Steampunk
O que começou no final dos anos 80 como uma comunidade secreta de fantasia científica aficionados com um fetiche pela tendência Victoriana , agora permeia quase todos os aspectos da cultura popular desde música e filmes até comics e games . Steampunk é muito mais do que uma afirmação modal retro-futurística ou um subgênero de ficção científica .
Na superfície os aderentes professam a tendência pela moda neo-Victoriana com fantásticos acessórios de relojoaria e com o desejo de viver numa realidade alternativa habitado por aeronaves e invenções excêntricas . Mas a literatura , arte , música e filmes dessa florescente comunidade , oferece uma radical e irreverente re-imaginação da sociedade no caminho que poderia ter evoluído tendo a história tomado um desvio acentuado antes da revolução industrial , nos dando um mundo sem eletricidade , o infernal motor à combustão e a tecnologia que nós temos tomado como certa hoje .
Na superfície os aderentes professam a tendência pela moda neo-Victoriana com fantásticos acessórios de relojoaria e com o desejo de viver numa realidade alternativa habitado por aeronaves e invenções excêntricas . Mas a literatura , arte , música e filmes dessa florescente comunidade , oferece uma radical e irreverente re-imaginação da sociedade no caminho que poderia ter evoluído tendo a história tomado um desvio acentuado antes da revolução industrial , nos dando um mundo sem eletricidade , o infernal motor à combustão e a tecnologia que nós temos tomado como certa hoje .
sexta-feira, 6 de maio de 2016
MOVIN´EDU - Diga aquilo que pensas sobre o ensino secundário em Portugal
Fiquei a conhecer este movimento numa palestra que fui há alguns dias . Este projeto foi feito por estudantes de psicologia e tem o objetivo de através de dados estatísticos enviados pelos estudantes do ensino secundário português , conseguir melhorar o nosso sistema de ensino .
" Este inquérito tem como objetivo recolher junto dos/as alunos/as as suas perceções acerca da escola e da sua educação. Este inquérito faz parte de um estudo que está a ser feito por uma equipa de alunos/as de Psicologia para compreender qual é a perceção dos/as alunos/as em relação ao impacto da escola no seu desenvolvimento académico. Todos os dados recolhidos neste inquérito serão utilizados na investigação cumprindo a ética e deontologia da Psicologia, designadamente cumprindo o anonimato das informações recolhidas quer sobre os contextos quer sobre os/as intervenientes. "
Então se queres ajudar a fazer a diferença , e dizer tudo aquilo que pensas sobre o ensino secundário , esta é a hora !!!
http://www.movinedu.pt/
https://www.facebook.com/movinedu/
E eu já dei o meu depoimento :
Desde o ensino primário o sistema já deveria mostrar aos alunos tudo aquilo que eles são capazes de fazer, para então eles traçarem um objetivo e terem determinação para alcançar-lo . Acho que de alguma forma os professores tinham que incentivar aos alunos durante o ano . Além de que precisam de estar prontos para ensinar aos estudantes autonomia suficiente para lidar com o mundo real e para atuar na sua área profissional .
Sobre o ensino secundário o que eu posso dizer é que aquilo era praticamente um guião . Os professores só ensinavam os alunos a seguirem o guião . A maior parte das coisas que aprendi foram pesquisas autónomas que eu tive que fazer . Eu acho que qualquer coisa que era feito fora desse guião era mal visto pelos professores e até mesmo por outros estudantes , até da mesma turma .
Acho que o sistema deposita uma carga tão grande de ansiedade e pressão que faz com que ninguém queira se rebelar contra ele . E eu posso dizer isso porque fui uma vítima desse sistema .Durante o meu secundário minha média desceu muito pois eu estava a priorizar disciplinas , ou seja , gastava mais tempo fazendo o que eu gostava ou o que precisava melhorar ( disciplinas de exame ) . Consequentemente quando terminei estava com notas muito baixas e que não refletiam todo o desempenho que tive durante o secundário .
A visão que temos do ensino aqui em Portugal realmente é preocupante , mais acho que tudo o que podemos fazer é dar o melhor de nos mesmos . Temos que ser a diferença que queremos ver no mundo .
" Este inquérito tem como objetivo recolher junto dos/as alunos/as as suas perceções acerca da escola e da sua educação. Este inquérito faz parte de um estudo que está a ser feito por uma equipa de alunos/as de Psicologia para compreender qual é a perceção dos/as alunos/as em relação ao impacto da escola no seu desenvolvimento académico. Todos os dados recolhidos neste inquérito serão utilizados na investigação cumprindo a ética e deontologia da Psicologia, designadamente cumprindo o anonimato das informações recolhidas quer sobre os contextos quer sobre os/as intervenientes. "
Então se queres ajudar a fazer a diferença , e dizer tudo aquilo que pensas sobre o ensino secundário , esta é a hora !!!
http://www.movinedu.pt/
https://www.facebook.com/movinedu/
E eu já dei o meu depoimento :
Como é que achas que a escola te deveria motivar? Porquê?
Desde o ensino primário o sistema já deveria mostrar aos alunos tudo aquilo que eles são capazes de fazer, para então eles traçarem um objetivo e terem determinação para alcançar-lo . Acho que de alguma forma os professores tinham que incentivar aos alunos durante o ano . Além de que precisam de estar prontos para ensinar aos estudantes autonomia suficiente para lidar com o mundo real e para atuar na sua área profissional .
Sobre o ensino secundário o que eu posso dizer é que aquilo era praticamente um guião . Os professores só ensinavam os alunos a seguirem o guião . A maior parte das coisas que aprendi foram pesquisas autónomas que eu tive que fazer . Eu acho que qualquer coisa que era feito fora desse guião era mal visto pelos professores e até mesmo por outros estudantes , até da mesma turma .
Acho que o sistema deposita uma carga tão grande de ansiedade e pressão que faz com que ninguém queira se rebelar contra ele . E eu posso dizer isso porque fui uma vítima desse sistema .Durante o meu secundário minha média desceu muito pois eu estava a priorizar disciplinas , ou seja , gastava mais tempo fazendo o que eu gostava ou o que precisava melhorar ( disciplinas de exame ) . Consequentemente quando terminei estava com notas muito baixas e que não refletiam todo o desempenho que tive durante o secundário .
A visão que temos do ensino aqui em Portugal realmente é preocupante , mais acho que tudo o que podemos fazer é dar o melhor de nos mesmos . Temos que ser a diferença que queremos ver no mundo .
Pesquisa aleatória do dia : Doodles
Doodle é uma palavra inglesa para referir um tipo de esboço ou desenho realizado quando uma pessoa está distraída ou ocupada. A palavra portuguesa é "rabisco". São desenhos simples que podem ter significado concreto de representação ou simplesmente representar formas abstratas.
Muitos exemplos podem ser encontrados em cadernos escolares, muitas vezes à margem, desenhados por alunos distraídos ou desinteressados durante uma aula. Ou ainda, durante as conversas telefônicas se uma caneta e papel estiverem disponíveis.
Geralmente doodles incluem caricaturas de professores ou colegas de escola, pessoas famosas ou personagens de desenhos animados, seres fictícios, paisagens, formas geométricas, banners com legendas e animações feitas desenhando-se uma sequência de cenas em várias páginas de um livro ou caderno.



Muitos exemplos podem ser encontrados em cadernos escolares, muitas vezes à margem, desenhados por alunos distraídos ou desinteressados durante uma aula. Ou ainda, durante as conversas telefônicas se uma caneta e papel estiverem disponíveis.
Geralmente doodles incluem caricaturas de professores ou colegas de escola, pessoas famosas ou personagens de desenhos animados, seres fictícios, paisagens, formas geométricas, banners com legendas e animações feitas desenhando-se uma sequência de cenas em várias páginas de um livro ou caderno.


quinta-feira, 5 de maio de 2016
quarta-feira, 4 de maio de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)




