domingo, 20 de setembro de 2015

Exame de Desenho - 1º Fase 2015 ( parte 2 )

Aqui está a minha passagem para a universidade . O exame não me correu nada mal , mas admito que estava um bocado confiante demais , e estava a espera de uma nota melhor . Mas essa é a menor das minhas preocupações no momento . E a boa notícia é que agora posso oficialmente dizer adeus ao secundário . 

GRUPO 1 : 



GRUPO 2 



ENUNCIADO DO EXAME : 


Comentários anteriores : 

http://oddarts.blogspot.pt/2015/06/exame-de-desenho-1-fase-2015-parte-1.html


Para quem quiser ver outros exames da disciplina de Desenho é so ir na categoria Desenho e pesquisar por Exames . 




sábado, 19 de setembro de 2015

PROJETO - Fragmentos do Infinito parte 2

Depois de 3 anos de estudo , consegui mostrar para vocês o resultado final . O projeto " Fragmentos do Infinito " consiste na apresentação de 2 portfólios de artes plásticas que reflete o desenvolvimento das minhas capacidades nesta área . 

A intenção deste portfólio , assim como a do blogger , como há muito já digo , é de incentivar e ajudar a outros artistas principiantes . Este é o meu público alvo . Este blog é como se fosse uma espécie de guia para quem acabou de chegar no 10º e não faz ideia do que vai fazer nos próximos 3 anos . 

Espero que a mensagem alcançem essas pessoas . 

Sobre o portfólio : Fragmentos do Infinito :

É um portfólio dividido em 2 partes .....

A 1º parte eu levei 4 meses para o fazer , porém precisei de 3 anos para o conseguir fazer . Eu fiz ele no final do 12º , pois queria testar o máximo das minhas capacidades e concertar e reavaliar os meus erros . É um portfólio de desenho , e segue o programa dos 3 anos da disciplina .  

A 2º parte do portfólio demorou 1 ano para ser feita . É um portfólio de projetos de artes plásticas e envolvem várias áreas artísticas , desde arquitetura , design , comunicação , entre outras . Este portfólio segue o programa da disciplina Oficina de Artes , sendo que também apresenta vertentes com todas as outras disciplinas do curso , como Multimédia e Português . 



O título reside no facto de nós artistas enquanto estamos no começo , fazemos de tudo para dar o nosso melhor e criar uma grande obra de arte , porém ela nos aparece quando menos esperamos . O que eu mais gosto da arte é o facto dela ser imprevisível , e apesar dela ter uma vertente rigorosa e analítica , eu prefiro seguir o instinto e tentar expressar o máximo de emoções possível . Quando nós alcançamos os fragmentos de algo tão grande como o infinito nos sentimos realizados . 




As duas partes do portfólio já foram apresentadas aqui no blogger , então para isso ficar bem organizado eu criei a categoria destes 2 portfólios na barra de marcadores acima , e em breve vou divulgar este portfólio em outras redes sociais como pinterest em instagram . 



PROJETO : Revitalização de Portfólio - Fragmentos do Infinito parte 1 ( parte 6 - Ensaios artísticos )

Nesta parte estamos no nosso auge , porém é aqui que começa quase tudo . Na minha opinião o curso de desenho se divide em 2 categorias : a parte objetiva onde desenvolvemos as nossas bases na capacidade de representar , e a parte subjetiva onde é uma área mais complexa onde precisamos nos preocupar em transmitir uma certa mensagem . 

Uma das desvantagens do programa de desenho no ensino secundário no meu ponto de vista é a falta de desenvolvimento da criatividade , porém é compreensível , pois depois de terminado o curso a pessoa tem conhecimentos suficientes ( trabalhados na parte objetiva do curso ) para se desenvolver nesta área de forma autónoma . 

Contudo o curso não deixa de trabalhar a área subjetiva . Para mim o essencial nesta área são os seguintes requisitos : 

- se basear em grandes autores , grandes obras , correntes artísticas . tanto que o primeiro exercício deve ser representar uma obra artística para entender o " como " e o " porque " por trás do desenho ; 

- fazer ensaios baseados no real . deve ser o segundo exercício representar de uma maneira completamente diferente e num nível de realidade onde só dê a entender que o objeto ainda está ali em algum lugar . Fazer ensaios como : abstração , geometrização , acentuação ( simplificar ) , nivelamento ( trabalhar em deformações na figura ) , metamorfose e processos de mudanças de posição ( rotação , translação , etc... ) ;

- ter um cuidado especial na escolha das cores e a forma como elas são colocadas na composição a nível estético ; 

- fazer uma diversidade a nível de atuação , utilizando técnicas mistas com vários materiais ;

- tentar expressar alguma intenção por trás do desenho .

























PROJETO : Revitalização de Portfólio - Fragmentos do Infinito parte 1 ( parte 5 - Paisagem )

Neste momento nós abandonamos um pouco nossa zona de conforto de desenhar objetos parados e monótonos e começamos a criar perspetivas e espaços . 

Nesta área o cuidado que precisamos ter é a forma como representamos a perspetiva e a forma como inserimos os objetos nela . A nível da forma o nosso cuidado é em representar a arquitetura .

Nesta categoria os trabalhos que eu fiz foram os seguintes : paisagem natural , paisagem urbana , perspetiva em contexto arquitetônico , perspetiva em contexto urbano .








PROJETO : Revitalização de Portfólio - Fragmentos do Infinito parte 1 ( parte 4 - Corpo Humano )

Nesta parte nós colocamos em prática todos os conhecimentos adquiridos anteriormente , e começamos a tentar representar algo especial no desenho : a humanidade - desde o sentimento a forma .

A nível do material e da forma as regras são as mesmas , porém aqui temos que ter um cuidado em tentar expressar algo , em pensar como o desenho - " o que transmitir através deste desenho ? " . 

Começamos do olho ( a coisa mais fácil de desenhar no mundo todo , a única razão para este não ser o primeiro desenho é para não nos sentirmos muito confiantes logo no começo e já ter algum cuidado em representar-lo melhor a esta altura ) ; depois vamos para algumas partes do corpo : pés e mãos ; a seguir vamos para o retrato , e aqui é onde damos o nosso melhor , pois é onde começamos a tentar expressar sentimentos através do desenho ; e por último o corpo humano completo , onde expressamos os mesmos sentimentos através da forma e da pose feita pelo corpo .

















Neste momento abandonamos todos os nossos preconceitos e adquirimos além da capacidade de representar o essencial do real , expressar algum sentimento e alguma maturidade a nível estético . 




PROJETO : Revitalização de Portfólio - Fragmentos do Infinito parte 1 ( parte 3 - Elementos artificiais )

Se nos elementos naturais nós adquirimos praticamente todos conhecimentos base do desenho , nos elementos artificiais precisamos nos preocupar especificamente com a forma , e com a representação de diversos tipos de materiais e texturas . As representações feitas a seguir envolvem : tecidos , transparências e metais . 

Os tecidos nos dão os conhecimentos base da forma e da importância em representar o máximo de realismo possível . Então depois do elemento natural , o segundo trabalho que eu acho o mais importante na base do desenho é o panejamento , onde adquirimos noções um pouco mais avançadas de textura , profundidade , sombra e luz . 


A partir desse trabalho podemos desenvolver algo mais complexo , e que pode ser para alguns vantajoso e para outros nem tanto , que é o sapato . Pois no desenho do sapato nós desenvolvemos a capacidade de representar o essencial para se identificar o objeto : o panejamento que já surge como uma forma menos abstrata , as partes do sapato , e como ele é colocado no espaço - as suas sombras ( para não parecer que ele está flutuando na folha de desenho ) . 





Nas transparências nós desenvolvemos a capacidade de representar as deformações causadas pelo vidro e o auto contraste do vidro com o fundo ( a folha de desenho ) .





Nos metais nós desenvolvemos a capacidade de representar a interação do objeto com o exterior : os reflexos , os brilhos e a cor do objeto influeciadas pelo exterior .


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PROJETO : Revitalização de Portfólio - Fragmentos do Infinito parte 1 ( parte 2 - Elementos naturais )

Este portfólio tem mesmo uma versão real , não são vários desenhos que eu ja fiz durante o tempo e sim um portfólio feito em alguns meses e organizado da mesma maneira aqui , para apresentar ( em especial a todos os estudantes de artes ) a forma base dos conhecimentos em desenho . 

Então para começar esta apresentação , vou começar pelo meu primeiro trabalho de desenho , e provavelmente o primeiro trabalho de muitos que já estiveram em cursos parecidos também : o elemento natural . 

O elemento natural nos diz muita coisa quando começamos a desenhar : 
- formas e profundidades
- noções de cor , saturação e contraste 
- noções de luz e sombra 
- apresentação de um trabalho de desenho 

E quando adquirimos estes conhecimentos básicos num momento inicial já temos uma noção do que vai vir pela frente . 





Quando fazemos um desenho analítico como este das romãs aprendemos a descrever pormenorizadamente um objeto . 
Porém quando fazemos uma composição de estudos aprendemos a descrever o essencial do objeto , ou seja sintetizá-lo . Para além disso aprendemos a utilizar o material de forma que só seja preciso desenhar o necessário para descrever o objeto . Acho que faço me entender com os seguintes desenhos : 




Eu digo isso para ressaltar a diferença em utilizar por exemplo a aguarela em dois momentos distintos : 

- numa folha própria para aguarela com 150 g : temos uma oportunidade de aproveitar o máximo do material e adquirir conhecimentos mais profundos sobre a sua atuação . 

- numa folha de 120 g : Apesar dos limites do suporte , desenvolvemos a capacidade de síntese pois não podemos exagerar na quantidade de água sobre o papel . 

Neste terceiro momento , o objetivo foi fazer um ensaio de máxima saturação através da anatomia de lagartos , e a nível estético , dos pastéis oleoso e seco . Eu escolhi lagartos , por causa da sua pele . Eu achei interessante tentar explorar a textura da sua pele através dos materiais que utilizei .