segunda-feira, 4 de maio de 2015

Pensamos de Mais e Sentimos de Menos

Queremos todos ajudar-nos uns aos outros. Os seres humanos são assim. Queremos viver a felicidade dos outros e não a sua infelicidade. Não queremos odiar nem desprezar ninguém. Neste mundo há lugar para toda a gente. E a boa terra é rica e pode prover às necessidades de todos. 

O caminho da vida pode ser livre e belo, mas desviámo-nos do caminho. A cupidez envenenou a alma humana, ergueu no mundo barreiras de ódio, fez-nos marchar a passo de ganso para a desgraça e a carnificina. Descobrimos a velocidade, mas prendemo-nos demasiado a ela. A máquina que produz a abundância empobreceu-nos. A nossa ciência tornou-nos cínicos; a nossa inteligência, cruéis e impiedosos. 

Pensamos de mais e sentimos de menos. Precisamos mais de humanidade que de máquinas. Se temos necessidade de inteligência, temos ainda mais necessidade de bondade e doçura. Sem estas qualidades, a vida será violenta e tudo estará perdido. O avião e a rádio aproximaram-nos. 

A própria natureza destes inventos é um apelo à fraternidade universal, à união de todos. Neste momento, a minha voz alcança milhões de pessoas através do mundo, milhões de homens sem esperança, de mulheres, de crianças, vítimas dum sistema que leva os homens a torturar e a prender pessoas inocentes. 

Àqueles que podem ouvir-me, digo: Não desesperem. A desgraça que nos oprime não provém senão da cupidez, do azedume dos homens que têm receio de ver a humanidade progredir. O ódio dos homens há-de passar, e os ditadores morrem, e o poder que tiraram ao povo, o povo retomá-lo-à. Enquanto os homens morrerem, a liberdade não perecerá. 

Charles Chaplin, in 'Discurso final de «O Grande Ditador»

sábado, 2 de maio de 2015

Felizmente há Luar ! ( parte 2 - influência do teatro brechtiano )

Durante os anos 60 , a produção teatral , em Portugal , sofreu uma forte redução dada a perseguição de que foi alvo por parte da censura .

Embora a finalidade do texto dramático seja a representação , esta constituiria uma forte ameaça ao regime , que via nisso a possibilidade de alertar a população para a situação vigente , a qual , mesmo sendo analfabeta , acederia , deste modo , à verdade .

Neste contexto , os dramaturgos foram obrigados a preocupar-se com a profundidade dos textos que incidiam nas questões sociais , utilizando diálogos de grande profundidade , onde as personagens se preocupavam em despertar a reflexão dos espectadores em vez de se identificarem com elas .


Considerando a verdadeira finalidade do teatro produzido durante a ditadura , compreende-se que Felizmente há Luar ! só tivesse subido ao palco após o 25 de Abril . 

Felizmente há Luar ! ( parte 1 - o teatro épico de caráter social )

“ Felizmente há Luar ! “é um drama narrativo , de caráter social , dentro dos princípios do teatro épico , que recria em dois atos a tentativa frustrada da revolta liberal de outubro de 1817 , reprimida pelo poder absolutista do regime dos governadores Beresford , Miguel Forjaz e Principal Sousa .

A situação política e social em 1961 era muito semelhante à de 1817 , o País era reprimido por um governo totalitário ; enquanto os ricos  viviam num grande luxo , os pobres viviam na miséria ; aqueles que se opunham ao regime e procuravam , de alguma forma , tornar a sociedade mais justa , eram presos e torturados .

Com influência do teatro Bretchiano  , Sttau Monteiro considerava que o teatro tinha uma função didática , devendo levar os espectadores a refletir sobre uma dada situação histórica , que , ao ser colocada em paralelo com o presente , lhes permitiria posicionar-se criticamente face à sociedade do seu tempo e , posteriormente , agir para melhorá-la .



Mais do que fazer a ligação entre dois momentos – o início do século XIX e o século XX – a sua intemporalidade remete-nos para a luta do ser humano contra a tirania , a opressão , a traição , a injustiça e todas as formas de perseguição . Defende as capacidades do ser humano que tem o direito de transformar o mundo em que vive . Por isso , oferece-nos uma análise crítica da sociedade , procurando mostrar a realidade em vez de a representar , para levar o espectador a reagir criticamente  e a tomar posição . 

Avengers 2 : Age of Ultron

Fui ver ontem o filme no cinema e foi simplesmente brutal . Não digo isso como um fã da Marvel e um nerd dos comics ; mas como uma pessoa que foi ao cinema para ver o filme e aproveitou cada segundo . A Marvel mais uma vez mostra toda a sua genialidade no cinema fechando esta 2º fase do seu universo cinematográfico em grande . 

Eu recomendo o filme para todas as idades e todo o tipo de pessoa , pois tem de tudo nele , e um dos muitos fatores positivos é que o filme foi feito para todo tipo de pessoa mesmo , pois quem o vê não precisa saber de tudo o que aconteceu nos comics ou nas séries para saber o que esta acontecendo . 

Vou deixar aqui algumas coisas para quem ainda não viu e para quem já viu o filme : 

https://www.youtube.com/watch?v=JAUoeqvedMo  
trailer do filme

https://www.youtube.com/watch?v=UsRbjytcAOk 
perguntas SEM SPOILERS sobre o filme

https://www.youtube.com/watch?v=jlWvoM9WVVw 
perguntas COM SPOILERS sobre o filme

https://www.youtube.com/watch?v=mSpZeG_JfwE 
o veredito COM SPOILERS 

(omeleteve)