sábado, 1 de abril de 2017

Princípios da gestão do espaço gráfico em Design

Em Design definimos a noção de composição como a adequação da forma a um conteúdo. Quando se fala em composição, fala-se basicamente na relação entre partes e todo, de tal forma que o todo é sempre algo mais do que a simples soma das partes que o constituem. O todo determina e influência a personalidade das partes.

Apesar da percepção humana não ser um ato voluntário, nem todo o seu comportamento pode ser explicado pelo confronto entre o sistema nervoso e a informação que flui ao cérebro vinda do exterior. Aquilo que o cérebro, com base em experiências anteriores, espera que aconteça, é um dado que não deve ser descuidado, já que todas as experiências vividas são condicionantes do nosso comportamento, consciente ou inconsciente, e o comportamento visual não é excepção. Este mecanismo biológico pode ser explicado pela "teoria da expectativa", que envolve uma aprendizagem por associação.

Quando todos os estímulos estão abrangidos por uma mesma área de competência ou por um limite cercado em todo o seu redor são percebidos como um composto. 

Num determinado sistema visual a tendência para perceber como uma unidade dois ou vários elementos que estejam vinculados uns aos outros através de um elemento conectivo, é uma das mais fortes no conjunto de princípios pelos quais o olhar organiza e se organiza. 

O pôr em conjunto é um compromisso entre a estrutura do objeto e a capacidade organizadora do sujeito. A percepção anda algures entre um sujeito que deseja e um objeto que seduz. 









Sem comentários:

Enviar um comentário