segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Introdução ao Desenho Digital - O retorno das maçãs

Já publiquei aqui alguns desenhos feitos digitalmente, mas decidi fazer esta breve introdução a este estilo mais recente para mim. O potencial dessa vertente é tão grande, que já há algumas décadas é uma área muito explorada em várias áreas do design. 

Um dos grandes obstáculos que tive na pintura digital é a precisão, pois parece que tive que aprender a escrever de novo, e a pintura através dos brushes, que ainda não controlo muito bem.

Como não tinha muita experiência com a wacom, resolvi começar do básico e do simples - por isso o retorno das maçãs. Já fazia uns 4 anos que não desenhava maçãs.

1- Escolha do referencial. Organização dos layers em: esboço inicial, luz e sombras, cores, acabamento. 


2 - Definir luz e sombras. 



3- Definir paleta de cores. Suavizar o esboço.


4 - Preencher áreas com cores pré-definidas.


5- Tratamento da pintura. Aqui eu fui tentar pintar com o Smudge Tool, mas achei que não ficou muito bom, por isso tentei de outra forma.



6- A forma que escolhi para suavizar a pintura foi através das transparências dos brushes e da pressão da caneta sobre a wacom.


7- Por último, acrescentar alguns detalhes de sombra e brilho. E já está:


Resultado final :



Ainda ficou um bocado torto, por causa daquilo da precisão da caneta, mas isso só da para melhorar com treino. Para um retorno a pintura digital até está um resultado interessante, e espero trazer em breve novas experiências aqui no blog.





Sem comentários:

Enviar um comentário